Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

3 de maio de 2022

Bem viva de corpo e alma: uma abordagem com medicina e terapias

       Paula Aliende em seu estúdio de yoga – Foto: Divulgação


Paula Aliende, a idealizadora da marca Bem Viva de Corpo e Alma® lança livro

 com autores convidados, em festa num hub de inovação dia 10 de maio

 

 

O livro Bem viva de corpo e alma: uma abordagem com medicina e terapias integrativas conta com a experiência de médicos, terapeutas, consultores e coaches para ajudar as pessoas a descobrirem os benefícios do bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento.

 

O autocuidado é algo muito relevante na promoção da saúde e no equilíbrio emocional. Os pensamentos, emoções e sentimentos também influenciam muito no sistema autoimune. Quando não conseguimos elaborar e ressignificar nossas emoções, que são os sentimentos vivenciados, nosso organismo entra em colapso.

 

“Lançar o livro confere autoridade aos autores e nos torna referência no assunto, além de ser muito efetivo no fechamento de novos contratos. Outro grande benefício do livro à medida que é lido, ele gera boca a boca, o que fortalece nossa rede de contatos e aumenta o número de indicações que recebe no mercado para novos possíveis workshops consultorias. A imprensa tem um papel importante na divulgação, pois abre portas criando oportunidades de visibilidade nas midias e nas redes sociais, inclusive, com divulgações espontâneas”, comenta Paula Aliende a idealizadora do livro que é Jornalista, Atriz, Numeróloga, Instrutora de Yoga, Terapeuta Integrativa, pós-graduada em Bases de Saúde Integrativa e Bem-Estar pelo Hospital Israelita Albert Einstein e a Idealizadora do projeto que já se transformou em uma marca relacionada a saúde e qualidade de vida -  Bem Viva de Corpo e Alma®

 

Além da Paula, o livro tem a curadoria e coordenação da mentora Claudia Cardillo, Dr. Roberto Zeballos como prefaciador o precursor no tratamento do COVID-19,  Fernando Scherer – O Xuxa  como convidado especial falando sobre sua migração de carreira para a área da saúde, como facilitador de meditação e outras terapias integrativas e um time de peso, com mais de 30 profissionais que compartilham conhecimento com temas de Saúde, Bem-Estar, Qualidade de Vida, Autoconhecimento e Espiritualidade. 

 

“Após trabalhar por 15 anos na área de comunicação decidi seguir meu sonho e consequentemente a minha missão: transformar vidas através da atividade holística que desenvolvo.
Realizo um trabalho de autoconhecimento, integração e transformação aprimorados em minhas iniciações espirituais com Sri Prem Baba na Índia em 2015 e nos ritos tradicionais indígenas que realizei em 2017”, comenta a idealizadora.

A visão da Medicina Integrativa humaniza os profissionais que trabalham na área trazendo uma nova consciência para todos. É preciso olhar para questões mais profundas a fim de entendermos as causas das doenças e não somente tratar os sintomas.

O  livro tem data marcada para o  lançamento presencial , será realizado dia 10 de maio às 18h00 no Learning Village, o primeiro hub de inovação e educação da América lançamento presencial.


Bem Viva de Corpo e Alma, já foi lançado online pelo Youtube numa noite de muita emoção para os autores. É publicado pela editora internacional Literare Books International e está à venda nas melhores livrarias do Brasil e do mundo.




                                         Imagem: divulgação

 

        Bem viva de corpo e alma: uma abordagem com medicina e terapias por sua criadora


Há alguns anos, entrei em contato com o universo das Terapias Holísticas, em um momento em que buscava mais autoconhecimento e bem-estar. Tive resultados tão positivos, que isso me motivou a levar os benefícios dessas técnicas a mais pessoas!

Quando trabalhamos com o que gostamos, as chances de sermos bem-sucedidos profissional e pessoalmente são muito maiores. Trabalhar com o que realmente gostamos faz com que sejamos profissionais melhores. Eu amo autoconhecimento e vejo os resultados que obtive em minha vida com os cursos holísticos que fiz. A minha missão agora é mostrar esse caminho de volta a essência para as pessoas. Isso me enche de proposito e realização.

Criar minha marca e o livro "Bem viva de corpo e alma" foi a minha maior conquista, pois já percebo o valor que tem agregado a vida de muitas pessoas. Além do livro, recentemente inaugurei meu estúdio de yoga e posso compartilhar saúde além do conhecimento. 

O desenvolvimento pessoal permite que você enfrente e resolva obstáculos de dentro para fora. O tempo gasto desenvolvendo sua inteligência emocional, autoconsciência e estratégias de enfrentamento que terão um impacto direto e positivo em seu nível de resiliência.

Para mim é um sonho realizado lançar o livro Bem Viva de corpo e alma. Vou deixar meu legado para humanidade num momento tão desafiador que estamos vivendo pós pandemia. Muitas pessoas vão poder se beneficiar com este livro, que visa ajudar as pessoas a melhorarem a saúde de forma integral.


Paula ainda faz recomendações para quem está começando ou fazendo uma transição de carreira para a área da saúde. “Hoje em dia a quantidade de profissionais em busca de uma nova carreira tem aumentado, mesmo com o fantasma da crise nos assombrando. As recomendações mais importantes, na minha opinião, para poder fazer a transição é, saber qual sua motivação para mudar, encontrar uma área ou ferramenta que mais se identifique e conversar com pessoas da área para saber mais”.


Confira os outros coautores: Aline Ceron, Ana Carolina Vaz, Betth Ripolli, Carlos Pisano, Claudia Cardillo, Dianeli Geller, Doris Barg, Fernanda Fiori, Fernando Scherer, Dra. Flávia Maklouf, Dra. Francine Mendonça, Dra. Hyndiara Frota, Dr. Igor Nunes, Dra. Ingrit Rojas, Dra. Larissa Bachir, Lia Paludo, Dra. Luciana Guarino, Maria Eugênia Anjos, Dra. Marlene Siqueira, Mauricio Sita, Paula Aliende, Pedro Marata, Dra. Priscilla Rosa, Dra. Renata Cardillo Homem de Melo, Dra. Renata Isa Santoro, Dr. Roberto Zeballos, Sandra Epstein, Dra. Thaisa Miessa, Val Yoshida e Dra. Zaika Capita.


 

Você também pode adquirir o livro online, para comprar clique aqui

 

Idealizadora e Coordenação Editorial: Paula Aliende
Coordenação Editorial, Curadoria, e Mentoria de Escrita: Claudia Cardillo
Projeto by: Bem Viva de Corpo e Alma
Design Grafico:M11 Marketing
Coordenação Editorial e CEO Literare Books: Mauricio Sita
Publicação: Editora Literare Books
Prefaciador: Dr. Roberto Zeballos
Convidado Especial: Fernando Scherer – O Xuxa
EAN13: 9786559222230
ISBN: 6559222233
Páginas: 240

 

Serviço:

Lançamento Presencial livro Bem Viva de Corpo e Alma
Data: 10 de maio – 3ª feira
Horário: das 18h00 às 21h30
Local: Learning Village
Rua Harmonia, 1250 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05435-001


 

 

A Paz tão almejada

                                           Imagem: Depositphotos


A Paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.

Há 2 milhões de anos, várias espécies hominídeos se espalhavam pela África. Algumas se pareciam muito entre si, enquanto outras tinham características mais marcantes.

Registros arqueológicos mostram que quando o Homo Sapiens chegou à Europa, ele já tinha uma variedade bem maior de utensílios inovadores e mortais.

Mas isso não foi a única coisa que a espécie fazia. Ela criou algo que permitiu superar as outras espécies na Terra: a arte simbólica.

Portanto a questão da ausência de Paz persegue a humanidade desde seus primórdios, onde já tinham arte simbólica, utensílios inovadores e utensílios mortais, já faziam uso de recursos para a dominância de sua classe.

Ao invés de buscarem um convívio compartilhado e promissor atuavam no planeta pela dominância de sua classe.

A dominância por sua classe, ainda é notória e latente na sociedade em todos os seus aspectos e teve acréscimos imensos que levaram a humanidade a ter dificuldade para manter a paz no mundo e no processo existencial individual.

Tivemos milhões de anos para lidar com isto e dominar esta barreira que nos impede de encontrar a Paz, porém o ímpio de ser mais dominante que o outro sempre vence esta batalha.

Assim acontece nas áreas religiosas, políticas, humanas, sociais, econômicas, familiares, entre outras.

Parece que se não formos melhores que os outros não somos nada, se não dominarmos os outros não podemos existir, eis o mistério da ausência de Paz.



Temos tantos recursos para construir a evolução entre as pessoas, no entanto fazemos cada vez mais coisas que as afastam e incentivam uns contra os outros.

- Onde a Paz pode ter início, onde?

A Paz precisa ser uma decisão interna de cada um de nós, a qual deve ter expansão para os processos de existência da raça humana, deve ser uma meta inviolável, uma obsessão como meio de coexistência.

Já é tempo de extinguir nossas origens de dominância de classe e atuar pela igualdade de classes em convívio pacifico, respeitando nossas diferenças como elas são e não fazendo delas motivos para materializar inimigos.

Quem deseja a Paz no mundo, precisa praticá-la dentro de si e do espaço de vida ao qual pertence. Se assim acontecer a utopia da Paz pode dar lugar a realidade da Paz.

Precisamos ir de encontro a Paz, caso contrário ela não virá até nós.

Cesar Romão

Palestrante – Escritor - Jornalista

Autor de 25 livros publicados em diversos países

9 de março de 2022

Capacitação dos Gestores Culturais de São Paulo

 

                            Imagem - divulgação 

  Quando analisamos as listas de projetos contemplados por Leis de Incentivo à Cultura, principalmente Rouanet e Proac ICMS, Direto e Editais, ou se convivemos com grupos culturais, é possível percebermos a dificuldade da maioria, quase absoluta em lidar com estes ora inacessíveis mecanismos, por um momento poderão ser sinônimo de oportunidade de viabilização para gerir projetos culturais ou de muita dificuldade no entendimento, independentemente da experiência na organização, do funcionamento e da gestão de instituições (museus, bibliotecas, centros culturais, etc.) e de associações culturais (grupos de teatro, dança, etc.). 

Na falta evidente de um programa de formação continuada para os profissionais da cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal, por meio de curso de capacitação, que contemple os gestores governamentais ou não, os artistas de dança, circo, teatro, música, audiovisual, moda, poesia ou slam, sarau, literatura, artes visuais, culinária, artesanato, mestres de cultura, guardiões da memória e da cultura de história e tradição oral, artista de rua, fazedores de cultura, conselheiros de cultura, educadores, líderes, jovens e profissionais ligados à cultura e à arte, Gaby Blume, gestora de projetos incentivados, propôs e idealizou o projeto de Capacitação EAD Para Gestores Culturais, que com originalidade propende alternativas e inovação para a realização de projetos em diferentes segmentos e linguagens, atendendo a legislação vigente e despertando um olhar tecnológico para o novo mundo pós-pandêmico, que utilizará a tecnologia disruptiva, ou seja, aquela que revoluciona, de maneira significativa, a solução que era anteriormente utilizada e cria uma nova possibilidade de permanência, propagação e inovação.


 Capacitação EAD Para Gestores Culturais. 


Através da hiper conectividade pretendendo romper as antigas maneiras de planejar e executar projetos e atividades, com isso, trazer melhorias significativas para os processos e linguagens culturais atuais.

 O programa será gratuito e irá abranger questões inerentes à política cultural atual, gestão cultural, economia criativa, empreendedorismo, captação de recursos, prestação de contas e Leis de Incentivo Fiscal (Rouanet e PROAC), abordar temas que vão da elaboração de projetos à gestão de equipamentos culturais, tendo como target: Gestores culturais, produtores, artistas individuais, coletivos e demais interessados, de diversos segmentos e linguagens com o objetivo de qualificar e capacitar para que possam planejar estrategicamente projetos, programas, eventos, atividades, ações no âmbito cultural, além de capacitar para apresentação de projetos via leis de incentivo, assim como gerir projetos culturais, utilizar qualificadamente as ferramentas de marketing, publicidade e comunicação. O projeto terá carga de 40 horas, desenvolvidas através de 80 vídeoaulas, de classificação livre, gravadas e disponibilizadas através de plataforma digital, com Masterclass ao vivo de cada conteúdo de estudo, ao final de cada módulo será disponibilizada a avaliação de aprendizagem, com a utilização de ferramentas de interatividade para reforço dos temas abordados, o participante poderá concluir o curso e certifica-se, em um período de 3 meses, mediante a realização de uma avaliação. Temas das vídeoaulas: Adequação à Lei 12.268/06 (Proac); Adequação à Lei 8.313/91(Rouanet); Captação de Recursos; Elaboração de Projetos; Formatação e Venda de Produtos Culturais; Gestão Cultural; Gestão de Mídias Sociais; Legislação Específica; Marco Regulatório das Entidades da sociedade Civil; Noções de Contabilidade, Finanças e orçamento; Noções de Pedagogia; Planejamento de Eventos Culturais; Planejamento Estratégico; Produção Executiva. 

Masterclass 

1– Tema: Reinventando a Cultura para a Era Digital; 2 – Tema: Temas da Agenda Internacional; Capacitação EAD Para Gestores Culturais. Pág. 3 3 – Tema: Arena Cultural – Espaço de Manifestações Esportivas e Culturais; 4 – Tema: Acessibilidade e Democratização de Acesso em Projetos Culturais; 5 – Tema: Lei Federal 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação; 6 – Tema: Auditoria em Projetos Culturais; 7 – Tema: Identidades e representações Culturais de Minorias; 8 – Tema: Lei de Proteção de dados aplicada ao Setor Público, Político, Internacional e Segurança; 9 – Tema: Globalização e Governança; 10 – Tema: Projetos Internacionais – Captação de Recursos; 11 – Tema: Economia Criativa; 12 – Tema: Disrupções Tecnológicas e Informacionais – Desafios, Convergências e Oportunidades na Produção Cultural. 

As matrículas estarão disponíveis no período de 15/03/2022 à 01/11/2022 pelo link, acesse aqui  e as vídeos aulas terão inicio em 18/4/2022. Escolaridade mínima necessária: Ensino médio completo. 


Cirurgiã dentista revela os segredos da Odontologia Integrativa e dá dicas importantes

 

                                                Imagem - divulgação

Dra. Elizangela Parron é formada em Odontologia pela Unaerp, Pós graduada em Harmonização Orofacial com extensão em Tampa - Estados Unidos, Pós graduada em Ortopedia funcional dos Maxilares e Ortodontia, Pós Graduada em Reabilitação e estética Oral, Pós Graduada em Odontologia Biológica e saúde Integrativa com estágio em Deerfield - Flórida, com especialização em Terapia Neural e em Periodontia.

   Em meio a um contexto de inovações, nada melhor do que trazer para o centro das atenções, a odontologia integrativa. Foi pensando nisso, que eu entrevistei, com exclusividade, a Cirurgiã dentista, Dra. Elizangela Parron.

  

O que é odontologia integrativa? Qual a diferença entre a odontologia integrativa e a odontologia tradicional? 

R: É ver o ser humano como um todo. Corpo, alma e mente. Diferenciando-se da odontologia tradicional onde se trata apenas o sinal do problema. 

- A odontologia integrativa veio remodelar e reunir novos conceitos, reafirmando, na prática clínica, a importância da relação entre o paciente e os profissionais de saúde, avaliando a pessoa em seu todo, de forma holística, trabalhando por evidências científicas, buscando tratar a causa dos problemas.

 Para que serve a odontologia integrativa e quais as principais técnicas que são adotadas?

 R: Serve para entrar na busca da fonte do problema, onde iniciou o processo de adoecimento. Para isso avaliamos exames laboratoriais, de imagem, exames biofísicos e clínicos. Além de voltar à atenção para a alimentação e até nível de estresse que envolve o problema. 

  - São técnicas individualizadas trazendo junto as Práticas Integrativas Complementares (PIC’s) que são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicina Tradicional e Complementar e Integrativa, e essa abordagem busca ativar os mecanismos naturais de prevenção. 


Qual a relação da saúde bucal com os demais órgãos do corpo e sua relevância dentro do contexto da odontologia integrativa?

 R: Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, praticada há mais de 3.000 anos, todos os nossos dentes têm uma íntima relação com os nossos órgãos. À distância, essa ligação é feita através dos meridianos do nosso corpo, o que fecha com o olhar da odontologia integrativa

 

Quais são os tratamentos abrangidos pela odontologia integrativa?

  R: Na odontologia, somos apoiados pelo Conselho Federal de Odontologia em procedimentos tradicionais até Laserterapia, Fitoterapia, Hipnose, Terapia floral, Odontologia Hospitalar, Odontologia Antroposófica e Ozonioterapia.


 Como funciona este atendimento, ele pode ser feito a distância?

 R: Podemos sim, fazer o atendimento on line, pois conseguimos solicitar os exames de imagem, biofísicos e de sangue. Com isso temos material suficiente para fazer uma excelente consulta de diagnóstico. 


Quais são os contatos e páginas por meio dos quais as pessoas podem procurar pelo atendimento da senhora? 

R: Através do meu Instagram. Acesse aqui e no  WhatsApp (11) 94744-2011.

  

Instagram@joaocostaooficial

 

 

 

2 de março de 2022

ONG acolhe refugiados e transforma a vida de pessoas carentes só com voluntários

 

                                     Imagem - divulgação 


Canal Angelini mostra o trabalho da APRISCO


       O Canal Angelini gravou esse programa com a ONG APRISCO duas semanas antes da Guerra entre a Rússia e Ucrânia. Estamos vendo o êxodo dos ucranianos, dos estrangeiros que moravam lá e a solidariedade global, em especial de entidades e do povo polonês, romeno e mondávio. Cidades e países já se mobilizam para receber os refugiados de guerra. A ONU estimou que mais de 500 mil pessoas saíram nos primeiros 4 dias do conflito.


           O exemplo da APRISCO mostra como acolher refugiados. Seguimos solidários.

Como uma ONG consegue atender centenas de pessoas, cuidar de refugiados, doar remédios, cuidas da educação de crianças carentes só com a participação de voluntários, sem colocar dinheiro?


           O Canal Angelini começa março mostrando o trabalho singular da ONG APRISCO, que consegue mobilizar centenas de pessoas voluntárias, empresas e entidades religiosas para fazer ações de impacto que realmente melhora a vida de famílias carentes.


Edson Carvalho, presidente da ONG APRISCO - Associação de Presbiterianos para Inclusão Social Comunitária - explica que não tem relação com o governo. A entidade é mantida por pessoas físicas voluntárias que querem ajudar pessoas que não tiveram a mesma condição.


“Tudo que fazemos na APRISCO é com material reciclado, com pessoas de várias expertises de forma voluntária, apesar de organizada pelos presbiterianos para passar valores às crianças, mas as demandas sociais das famílias eram grandes – de dentistas à médicos. Hoje atendemos 39 mil pessoas por ano pelo Projeto SERVIR, em especial no norte e nordeste do país. Dia 25 de fevereiro saiu uma equipe de São Paulo para a Ilha de Marajó. Na região metropolitana, atendemos comunidades carentes. Enviamos mais de 22 toneladas de medicação para norte/nordeste, África, Camboja e América Central. Tudo é doação e voluntariado. Ninguém gasta 1 centavo”, explica Edson Carvalho.


Em relação ao acolhimento de refugiados, a APRISCO recebeu uma família de iraquianos, que fugiu da perseguição religiosa, para inserir na sociedade, ensinar o idioma, arranjar trabalho. “Já tivemos o ciclo dos sírios, agora são os afegãos e iraquianos. Nosso foco é acolher e ajudar a dar essas pessoas esperança de recomeçar a vida”, explica Edson.


O programa “O voluntariado que faz a diferença “estreia dia 3 de março no Canal Angelini pelo Youtube e Spotify. 



8 de fevereiro de 2022

Por que o Futuro é sempre representado por tecnologia?

                                                         Foto - divulgação 
 
Por Cesar Romão 

Há muito tempo toda vez que se falava e se fala em Futuro a tecnologia é mencionada de forma única e explícita.

                                                       Foto - divulgação 


Em 1968 o filme 2001 Uma Odisseia no Espaço, produzido e dirigido por Stanley Kubrick e co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke, assim como em tantos outros filmes, séries e desenhos animados, o Futuro se apresenta sempre representado pela evolução da tecnologia.

Em feiras mundiais como a Consumer Electronics Show – CES entre outras, o tema é sempre falar do Futuro com abordagens em tecnologia.

Se continuarmos a definir o Futuro com bases em princípios tecnológicos vamos continuar a “embalsamar” as virtudes humanas que nos trouxeram até aqui neste momento.

Estamos numa esfera de pensamento e conduta que se não houver tecnologia em determinada função ela passa a não existir, estamos enviando “emojis” no lugar de nossos reais sentimentos e emoções, estamos fotografando tudo ao invés de sentir a emoção do nosso entorno, achando que isto é evolução.

A tecnologia como protagonista de Futuro pode ser uma grande ilusão, e beira uma mentira secular.

Estamos evoluídos com base nela, mas algumas coisas ainda são as mesmas:

- o mundo ainda tem muito egoísmo, maldade, falsidade, descrença, hipocrisia sede de poder e falta de esperança;

- guerras ainda despontam como se fossem uma novidade deste século;

- a fome ainda toma a vida de muitas pessoas;

- diversas doenças ainda não possuem cura;

- hospitais ainda esgotam seus leitos;

- escolas ainda disputam vagas;

- a política está cada dia mais decadente;

- a intolerância e impaciência crescem de forma estúpida;

- famílias estão sendo destruídas por fatores surreais;

- as religiões estão dividindo as pessoas ao invés de uni-las;

- os interesses pessoais estão acima dos sociais;

- tem gente que pensa estar no Futuro por usar um celular de última geração...



Talvez se a prioridade de projetar o Futuro incluísse a evolução humanizada e espiritualizada das pessoas, haveria mais chance de uma geração promissora com a verdadeira missão que temos aqui neste planeta.

Ser Futurista é preservar os valores de uma humanidade em coexistência sobre todos os aspectos e não ser consumista de tecnologias ilusórias ao nosso real desenvolvimento interior.

Esta inversão de posição precisa acontecer, em primeiro lugar tem de vir à evolução humana como seres únicos e a tecnologia tem ser uma ferramenta para tal e não uma teoria escravagista que nos aliena de tudo e de todos.

Quer garantir seu Futuro: abrace as pessoas que ama, respeite seu semelhante, fortaleça sua família, faça o bem, pratique o civismo, siga os preceitos de sua religião e assim a felicidade um dia vem e o real Futuro também.



Cesar Romão

Palestrante – Escritor – Jornalista

Presidente do Conselho de Presidentes da Associação Paulista de Imprensa API



3 de fevereiro de 2022

Exclusivo: Presidente do “HotéisRio” faz uma análise do momento atual e revela as perspectivas para 2022

 

                                        Imagem - divulgação 


   Alfredo Lopes é formado em Administração de Empresas e Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e de Segurança do Trabalho, é diretor da Protel Administração Hoteleira, empresa integrante do Grupo Santa Isabel, desde 1982. Preside o Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR). Entre outras frentes de atuação, preside o Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), e é diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) em vários mandatos e, hoje, está à frente do Conselho Deliberativo da associação.

   Em um contexto de retomada da economia e reaquecimento do setor hoteleiro depois de imensos desafios gerados pela pandemia da Covid-19, eu entrevistei o presidente do HotéisRio, Alfredo Lopes. Na oportunidade ele fala sobre os desafios que o segmento tem enfrentado o reaquecimento do setor, a situação real dos hotéis no momento entre outras coisas. 

 Como está a situação atual do setor hoteleiro no Rio de Janeiro?

   R: No último semestre do ano passado experimentamos uma vigorosa recuperação. O avanço da campanha de vacinação e as ações que nosso setor tomou, como os rígidos protocolos de segurança sanitária implantados, melhoraram o cenário. Tivemos, também, ajuda da sazonalidade do turismo no verão, embora eventos importantes como Réveillon e Carnaval não possam ser realizados com toda sua capacidade. Ainda há o que fazer: é preciso, por exemplo, retomar o turismo de negócios. São impactos que afetam o mundo todo e todos os setores, não é exclusividade do Turismo. Mas trabalhamos para que, em breve, possamos voltar aos nossos patamares habituais.

  Qual o panorama da situação de desemprego e de criação de novos postos de trabalho no setor? 

   R: É claro que, por conta do cenário de saúde pública que atravessamos, há dificuldades. No auge da pandemia, entre março e maio do ano passado, a ocupação chegou a cair de 70% para 5%, com cerca de 90 hotéis e albergues fechados e mais de 25% dos postos de trabalho suspensos de forma permanente ou temporária. Foi muito duro. No entanto, estas vagas estão sendo recuperadas em sua totalidade e não só voltaremos a trabalhar com força máxima como criaremos novas vagas. Nosso setor gera, para cada quarto, até 4 empregos, sendo um direto e três indiretos. Pelas boas expectativas da temporada esperamos não somente recuperar as vagas, mas também abrir novos postos de trabalho. 

Quais têm sido os maiores desafios dos hotéis nesta pandemia?

 

   R: A pandemia ainda não acabou. Portanto, a hotelaria está atenta aos protocolos de segurança sanitária e continua sendo uma opção segura para o viajante. Um grande desafio, até pela logística de voos, é trazer novamente os turistas estrangeiros – a maior parte de nossa ocupação tem origem doméstica – e retomar os eventos do turismo de negócios. O turismo não se sustenta sem um calendário de eventos robusto, uma agenda sólida.

 Quais são as medidas que o senhor tem tomado para promover a ocupação dos hotéis diante do contexto atual?

   R: Temos investido em diversas campanhas promocionais, como “O Rio não para” e “O Rio continua lindo. E perto!”, focadas em turistas nacionais, em especial os oriundos de estados vizinhos, pois a pandemia aumentou muito o número de pessoas que usa o transporte rodoviário e, consequentemente, opta por destinos próximos de sua residência.

  -  Outro projeto no qual apostamos é o ProCap. O Programa de Capacitação tem como objetivo promover treinamento, atualização, promoção e venda de destinos fluminenses junto aos operadores do receptivo nacional e internacional, para que possam apresentar seus atrativos turísticos às agências de viagens e ao público final. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais. A primeira edição do ProCap no interior do estado aconteceu em Petrópolis, na Região Serrana; a região turística do Vale do Café recebeu a segunda edição; a terceira foi realizada nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras e a quarta edição aconteceu na Costa Verde. 

Como foi e tem sido a atuação da prefeitura e do governo do Estado do Rio de Janeiro em relação aos hotéis?

   R: A Prefeitura do Rio de Janeiro tem sido grande parceira. A campanha de vacinação está sendo um sucesso e os resultados já aparecem. Dentro de todas as medidas sanitárias que o momento exige, a prefeitura tem se mostrado bem comprometida em acompanhar nossas demandas e atendê-las sempre que possível. No final do ano passado, por exemplo, nós, do HotéisRIO, reunimos diretores e gerentes gerais dos principais hotéis da capital carioca em um encontro com o Prefeito Eduardo Paes. Ele deixou todos animados com sua motivação e confiança nos projetos que envolvem a cidade e na retomada econômica.

 Na sua concepção, o que fica de legado positivo da pandemia, no tocante à evolução tecnológica no segmento hoteleiro?

  R: O uso de ferramentas digitais, que já era grande, se tornou intensivo. Os empreendimentos aumentaram a interação com seus clientes no meio virtual, seja por meio de campanhas ou contato direto. Também foi necessário investir mais na qualidade dos sites e na atuação nas mídias sociais. Esse novo cenário veio para ficar, mesmo com o eventual fim da pandemia. 

  Quais são as projeções que o senhor faz para a situação dos hotéis no primeiro semestre de 2022? 

 R: Esperamos um primeiro semestre muito bom. O Réveillon foi um exemplo disso. Mesmo com as restrições e o cancelamento da programação de shows da Prefeitura, nossa ocupação chegou a uma média de 96% na noite da virada. O número confirmou a expectativa do setor, que previa um grande fluxo de visitantes para apreciar um dos maiores atrativos turísticos do país, o Réveillon carioca. Além dos encantos da cidade, a abrangência da cobertura vacinal e a exigência de comprovante de vacina para acesso a hotéis, restaurantes e pontos turísticos contribuíram para dar tranquilidade aos turistas na escolha do destino, gerando a alta taxa de hospedagem. 

 

Hotéis Rio no Instagram. Acesse aqui.      Site do Hotéis Rio. Acesse aqui.

 

João Costa.  Acesse aqui



10 de janeiro de 2022

Presidente da Ancec fala, com exclusividade, sobre suas perspectivas para 2022

  

                             Imagem - divulgação 

    Wanderley Pedroso natural de Recife, é empreendedor, preside da ONG Arlinda Pedroso e do Conselho da ANCEC, com bacharelado em Ciências Contábeis, é especialista em gestão de empresas e auditoria, têm 5 pós-graduações e é pós-graduando na área de Desenvolvimento de Gestores pela FGV e possuí atuação há mais de 22 anos nas áreas de contabilidade, auditoria e Gestão.

   Em meio a um cenário de desafios e perspectivas, eu entrevistei com exclusividade, Wanderlei Pedroso, que é o atual presidente da Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação - ANCEC. Pedroso é destaque na área contábil e do empreendedorismo, possuí diversos prêmios e homenagens, tais como Cruz da Referência Nacional em empreendedorismo pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), Medalha Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira a título de Comendador e Medalha Marquesa de Santos Pela FALASP (Federação das Academias de Letras do Estado de São Paulo) tendo em vista seu pioneirismo arrojo empreendedor, além da relevância dos benefícios trazidos, direta e indiretamente à comunidade de diversos projetos sociais. Na oportunidade, fala sobre a importância da Ancec, carreira e quais as perspectivas para o ano de 2022. 

 

A Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação surgiu quando e com qual propósito? 

R: A Ancec nasceu em 2014 com o propósito de reconhecer e valorizar o empreendedorismo, a arte e a comunicação através de ações de reconhecimento, homenagens e promoção a pessoas destaques nessas três áreas.

 

 Qual a finalidade social da ANCEC?

   R: A Ancec tem por finalidade social incentivar a cultura, a arte e o empreendedorismo no Brasil, além de está engajada no assistencialismo social por meio de instituições sem fins lucrativos, como é o caso da Fundação Arlinda Pedroso, que realiza diversos projetos sociais em comunidades carentes.


  Quais são os critérios para a eleição dos premiados?

 R: Os homenageados são convidados pelo núcleo de pesquisa da ANCEC, que fomenta empresas, empreendedores e artistas com o intuito de convidá-los para participar da avaliação e, em caso positivo, receber a homenagem. Esses homenageados têm de ser avaliados positivamente, de acordo com os critérios da comissão de análise.


 Como foi a atuação e quais os principais desafios da ANCEC no período de pandemia?

 R: Tivemos que nos reinventar, o evento online foi uma alternativa, e certamente o maior desafio foi a possível interrupção dos eventos presencias.


  Há quantos anos o senhor faz parte da ANCEC e como tem sido ser o presidente do conselho?

 R: Como homenageado tenho participado desde o ano de 2015. Entretanto, só no ano de 2021 é que assumi a presidência do conselho, o que para mim tem sido gratificante e desafiador. 


 Qual a relevância dos reconhecimentos fornecidos pela ANCEC no âmbito nacional e internacional?

 R:  Mostrar para a sociedade o trabalho positivo de cada empreendedor, artista e comunicador que merece o reconhecimento se tornando uma referência no nosso País.


  Quais são as suas principais perspectivas para o ano de 2022? 

R:  De muita saúde, novos projetos e muito trabalho! 


 Quais as suas considerações finais? 

R:  Desejo que o ano de 2022 seja repleto de oportunidades para o nosso país e que as experiencias de 2021 nos sirva de alerta e percebamos que a vida é o nosso bem mais precioso.

 

Para mais informações acessem as seguintes páginas:

 

Wanderlei Predroso. Acesse aqui.

 

Site da Ancec. Acesse aqui.

 

Ancec no Instagram. Acesse aqui.

  

João Costa. Acesse aqui



8 de janeiro de 2022

GASTRONOMIA DE RUA NACIONAL E INTERNACIONAL É EXPLORADA EM NOVA SÉRIE DO TRAVEL BOX BRAZIL

 

Apresentada por Mauricio Schuartz, “Chefs na Rua” teve estreia nesta última sexta (7)


Apresentador do programa, Maurício Schuartz (direita), posa para foto com

K. F. Seetoh, embaixador de comida de rua da Singapura

(Créditos: Divulgação)


Janeiro de 2022 – Um verdadeiro guia de comidas de rua do Brasil e do mundo estreia nesta sexta-feira, 7 de janeiro, no Travel Box Brazil. No programa “Chefs na Rua”, o apresentador Mauricio Schuartz percorre cidades do Brasil e fora dele para conhecer sobre a gastronomia, a história e outros detalhes interessantes a respeito dos pratos comercializados nos endereços mais queridos por turistas.

 

A primeira temporada é dividida em 13 episódios com duração de 30 minutos cada. Diversas cidades da Ásia compõem os cenários do programa, sendo o ponto de partida as almejadas Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Na ocasião, Mauricio prova o tradicional Shawarma e conhece um food truck de comida mexicana que perambula pelas praias de Dubai.

 

Também no continente asiático, o apresentador visita Singapura, onde encontra K. F. Seetoh, embaixador de comida de rua do país, que também é consultor de alimentos, fotógrafo, apresentador de televisão e criador do famoso Makansutra, popular guia sobre os melhores restaurantes ambulantes da região. Outros locais visitados na Ásia são Kuala Lumpur e Ilha de Penang, na Malásia; Hong Kong; Ho Chi Minh, maior cidade e principal centro financeiro do Vietnã; e Bangkok, na Tailândia.

 

No Brasil, o apresentador dedica um episódio ao Rio de Janeiro, visitando desde as praias da Zona Sul até o famoso Mercado de São Cristóvão para experimentar o tradicional bolinho de bacalhau, além de conhecer diversos “food trucks” espalhados pela Cidade Maravilhosa.

 

Novamente fora das terras brasileiras, mas ainda no continente americano, Mauricio também visita Orlando, nos Estados Unidos. Durante dois episódios, inicialmente ele foge dos locais tradicionais e procura conhecer mercados de comidas artesanais, feiras de produtores e festivais de food trucks. Já no último episódio da temporada, para fechar com chave de ouro, Mauricio apresenta aos telespectadores diversos detalhes de um dos maiores festivais gastronômicos do mundo: o International Food and Wine Festival, do Epcot Center, na Disney.

 

A série “Chefs na Rua” estreia em 7 de janeiro às 21h30 no Travel Box Brazil. Clique AQUI para acessar a lista de operadoras de TV por assinatura que oferecem o canal em seu line-up. A série também poderá ser acompanhada ao vivo via streaming na plataforma Box Brazil Play, que pode ser assinada por meio do site www.boxbrazilplay.com.br ou pelo Now, da Claro TV, para ser assistida em televisão ou em dispositivos mobile, a partir dos apps disponíveis para Android e IOs.

 

SERVIÇO

Estreia da série

Chefs na Rua

Canal: Travel Box Brazil

Primeiro episódio: 7 de janeiro (sexta-feira), às 21h30

Novos episódios: sextas-feiras, às 21h30

Reprises: terças-feiras, às 6h30 e 20h30;

e quintas-feiras, às 12h15

Quantidade de episódios: 13

Duração de cada episódio: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

  

SOBRE O TRAVEL BOX BRAZIL

O canal Travel Box Brazil apresenta o Brasil e o mundo pelos olhos dos brasileiros, sendo que as experiências de viagem dão o tom da programação através da cultura, dos esportes, da fotografia, da gastronomia e do lazer, sempre partindo da premissa de que o caminho é mais importante que o destino.