Reginaldo Fonseca é Consultor de moda, escritor, fundador e idealizador da Cia
Paulista de Moda, é reconhecido como um dos mais renomados profissionais em
consultoria, mentoria e direção executiva/artística de eventos e ações de moda
em todo o Brasil, possuí mais de três décadas de experiência e expertise no
mercado fashion mundial.
Em meio ao lançamento do seu novo livro, “Além da Moda”, eu entrevistei com
exclusividade, o empresário, Reginaldo Fonseca. Na oportunidade o
entrevistado detalha o que o motivou a escrever o livro e os aspectos
principais da obra.
Quando e como surgiu a
ideia de escrever o seu novo livro “Além da Moda”?
R: Quando
finalizei o meu segundo livro, chamado “Vivendo e se transformando”, já
idealizei o “Além da Moda”, cujo título veio justamente para eu mostrar o que
está além do universo fashion, que muitas pessoas não conseguem ter noção.
- Essa minha terceira obra fala um pouco de
vários assuntos que envolvem o segmento da moda e a nossa vida como um todo.
Abordei temas como lifestyle e comportamento, a engrenagem para gerar a cadeia
produtiva da moda, que é a segunda maior do planeta em geração de empregos,
faturamento e tudo mais. Trago realidades que vão muito além de roupas e do que
as pessoas conhecem em relação à moda. O resultado é um livro delicioso de ler
e ser visto, com um conteúdo rico e ilustrações primorosas, no qual conto um
pouco da minha trajetória, dou dicas superimportantes para quem quer e precisa
estar na moda, quem quer se conhecer como pessoa e, o mais importante, quem
quer brilhar por aí. Afinal, todos nós queremos!
Qual o principal foco do
livro e o público-alvo?
R: O
livro “Além da Moda” foi feito, pensado e desenvolvido para falar com todos os
públicos: homens e mulheres, não importando a idade, a profissão ou condição
financeira. É um livro super objetivo e que fala de moda de uma forma muito
natural, levando conhecimento e conteúdo. Portanto, o foco do livro é fazer com
que as pessoas tenham uma outra visão e maior entendimento desse mercado, para
elas se vestirem de roupas e de si mesmas.
Na obra você trata,
dentre outras coisas, da relação entre o autoconhecimento e a maneira como se
vestir. Qual a importância do autoconhecimento nesse sentido?
R: Na
obra você trata, dentre outras coisas, da relação entre o autoconhecimento e a
maneira como se vestir. Qual a importância do autoconhecimento nesse sentido?
No “Além da Moda”, trago
muitas dicas motivacionais, porque falar de moda é falar do ser humano. E
certamente o autoconhecimento é essencial, pois se a pessoa não se conhece,
como é necessário, dificilmente ela vai brilhar ou despertar olhares de alguém
no quesito moda. Então, falo não só de autoconhecimento, mas de autoaceitação e
autoamor, porque tudo vem de dentro de nós, tudo nasce de dentro. Se eu não
estiver interiormente bem, não vou passar uma mensagem positiva, mesmo usando a
melhor roupa do mundo. E devemos nos lembrar que nenhuma roupa tem vida: somos
nós que damos vida a ela. Você pode entrar em uma loja pequena ou grande, ver
uma infinidade de peças de roupas, mas quando colocá-las em seu corpo, você
precisa estar bem para transmitir algo bacana. Esse entendimento é fundamental!
Quais os lugares nos
quais as pessoas podem encontrar o seu livro “Além da Moda”?
R:
O “Além da Moda” foi publicado pela DVS
Editora, mesma empresa que publicou o meu livro anterior. Portanto, a obra já
está em quase todas as livrarias do Brasil e, também, em todas as plataformas
digitais, como Amazon,
Americanas, entre outras. E uma novidade: clicando no Linktree, na bio do meu Instagram, a pessoa terá
acesso direto a uma plataforma da qual sou embaixador, chamada Siriuss. Fazendo
a compra por lá, a obra será enviada com uma dedicatória exclusiva para quem
comprou.
No livro, quais os
principais aspectos que você destaca como sendo fundamentais quando o assunto é
“novo consumo”, em um mundo pós-pandemia?
R: O livro traz assuntos
importantes que circulam a moda, como sustentabilidade, poluição e o impacto
ambiental que o consumo desenfreado pode causar ao nosso planeta. Então, eu
trato de um assunto que é o “novo consumo”, ou seja, o consumo consciente.
Muitas pessoas acreditam que isso nasceu após a pandemia, mas não é verdade. Esse
é um movimento que já vem acontecendo desde a última década. Mais do que um
assunto, isso é uma energia!
- De forma crescente, as pessoas estão consumindo
de forma mais consciente. Estão levando para casa aquilo que realmente
precisam. Como tudo está baseado em comportamento, a indústria da moda sempre
está analisando qual é o novo comportamento das pessoas, o que elas querem e
precisam comprar. Por isso, temos esse “novo consumo”, que é comprar com
responsabilidade, com critério, e comprar aquilo que realmente será usado.
Quando falamos da indústria da moda e dessa engrenagem toda de uma grande
cadeia produtiva, temos que ter a preocupação com o meio ambiente e pensar
sobre a compra e o descarte de produtos.
- No “novo consumo”, não significa que as
pessoas vão deixar de consumir; talvez elas comprem menos, mas vão comprar com
sabedoria. Cada vez mais, elas vão querer saber onde e por quem foi feito o
produto, se não tem trabalho escravo por trás, qual foi a matéria-prima utilizada,
qual é a proposta daquilo, e vão pensar se o look combina mesmo com a sua
personalidade e seu estilo de vida. É por isso que, no livro, eu incentivo as
pessoas a se conhecerem melhor, para que tenham entendimento delas mesmas e,
assim, comprem somente o que vão usar de verdade.
A pandemia influenciou na
nova forma de consumo adotada no momento pelas pessoas? Como?
R: Acredito que a pandemia influenciou todos
os segmentos, todo o mercado, o planeta. Influenciou diretamente os nossos
pensamentos, a nossa forma de ver o mundo e as pessoas, e, principalmente, o
consumo. Ficamos praticamente dois anos em casa. Não vimos pessoas nem fomos
vistos. Mas temos que nos lembrar que o mercado não parou 100%. Muitos
continuaram consumindo, porque foram para o mundo digital, que ganhou uma força
enorme.
R: As pessoas foram às
pequenas reuniões familiares e fizeram inúmeros encontros online. Agora, com a
retomada da economia, dos eventos e das festas, e da troca do home office pelo
trabalho presencial, tudo isso causa um grande impacto no consumo. Muitas
marcas estão rindo à toa, a ponto de não conseguirem produzir o tanto que vendem.
Por mais que a gente fale em consumo consciente, isso é normal em um período
pós-pandemia, no qual as pessoas saem às ruas com o objetivo de verem o mundo e
de serem vistas. Elas querem comprar com mais sabedoria, mas estavam ansiosas
para voltar à vida normal, podendo abraçar e comer e beber com amigos. Tudo
isso é comportamento!
Afinal, a moda vai muito
além da roupa que vestimos? Por quê?
R:
Sim, sem dúvida, vai muito além da roupa. Na realidade, a moda é uma proposta
da indústria e o estilo é uma escolha pessoal. É ele que faz a pessoa ser única,
diferenciando-a das demais. Através da moda, a gente pode brincar até de mudar
de vida. Ela nos permite mostrar quem somos, revelando a nossa essência e jeito
de ser. Ao mesmo tempo, a moda pode ser perigosa, porque sempre vamos atrair
olhares de quem tem conhecimento no assunto e vai nos criticar; ou de quem não
sabe nada de moda e terá uma impressão negativa em relação à nossa
personalidade. Por isso, saliento sobre a importância de olhar para dentro de
si e, depois, para o espelho, que é nosso grande aliado. Diante dele, não passa
nada. O espelho dirá exatamente como você está e qual é a mensagem que vai
passar ao mundo.
- Parte da renda do livro será revertida para
o GACC - Vale do Paraíba (Grupo de
Assistência à Criança com Câncer) de São José dos Campos/SP. Este valor irá
ajudar quantas pessoas e qual a relevância desse projeto para você?
- Desde 2016, sou voluntário do hospital GACC Vale do Paraíba, situado em São
José dos Campos-SP. Junto deles, desenvolvo um trabalho de comunicar sobre a
instituição para o Brasil inteiro. Eles têm um trabalho incrivelmente lindo, que
trata crianças e jovens com câncer, chegando a quase 600 pacientes atendidos dentro
do hospital. Eles salvam vidas o tempo todo e precisam de recursos para
continuar mantendo toda aquela estrutura maravilhosa, que mais se parece com um
hospital gringo. Então, com o livro “Além da Moda”, a ideia não é somente passar
um pouco dos meus royalties ao GACC, e sim mostrar o trabalho deles para todos
e, principalmente, para o mundo da moda. Entre modelos e personalidades, já levamos
nomes importantes da moda brasileira para dentro do GACC e/ou para suas
campanhas, como Arlindo Grund, Isabele Fontana, Amir Slama, Clau Cicala, entre
outros. A moda tem um poder absurdo de abrir portas e comunicar. Então, desde o
meu livro anterior, divulgo o GACC por onde passo e para onde os livros forem.
Quais as suas
considerações finais?
R: Se
você leu essa entrevista e despertou o desejo de adquirir o livro “Além da Moda”,
posso afirmar que ele vai ajudá-lo tanto na sua forma de se vestir quanto na de
se perceber, se entender, se gostar dentro do seu propósito como ser humano, e
de passar o melhor da sua imagem. É um livro fantástico, que foi trabalhado sob
vários olhares, com o intuito e a preocupação de levar um pouco mais daquilo
que você viu até agora sobre moda, para fazer com que você entenda muito mais
em relação a tudo o que está além da moda.
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João Costa. Acesse aqui.