Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

23 de novembro de 2022

Subúrbio e hábitos cariocas marcam romance histórico

 

                                     Imagem: divulgação

Safiras de Candinho se passa na década de 1960, em Cavalcanti, e ganhou elogio do também morador do bairro Carlinhos de Jesus

 

 Início dos anos 60, a trajetória de um sambista da comissão de frente da Portela. Candinho, morador de Cavalcanti, apaixonado por Maria das Neves, dona de olhos azuis, filha de alfaiate e costureira, refém de uma criação conservadora. Safiras de Candinho marca o retorno de José Leonídio aos romances de época. Conta ainda com Carlinhos de Jesus, também morador do bairro, num dos textos de apresentação do livro.

O lançamento com sessão de autógrafos acontece na Flip neste sábado, dia 26, às 13h, na Casa Autografia (R. Dr. Samuel Costa, 12 - Paraty).

 É de José Leonídio também o enredo “33, Destino: Dom Pedro II - composto em 1984 em parceria com a sua esposa, Regina -, que em 2022 marcou o desfile da Escola Em Cima da Hora com o mesmo "33 - Destino Dom Pedro II", pela Série Ouro. O tema foi uma reedição da década de 1980, quando a agremiação desfilou pelo grupo 1-B (segunda divisão) na estreia do Sambódromo.

 No enredo, e no livro, além do mesmo autor, estão a periferia de Cavalcanti e o dia a dia de um povo que constitui o outro lado das histórias mais comuns. “Habitualmente, ouvimos narrações em que o poder econômico se sobrepõe”, explica Jose Leonídio, trazendo à cena os populares.


 Em Safiras de Candinho o garimpo se deu em torno da
 mistura de religiões, aborda a influência do samba, da dança e lança mão de outras lembranças do autor, morador de Cavalcanti, e de mais pesquisas que engrandeceram este romance com informações extras e indispensáveis ao momento histórico.

 Antônio Candido, Candinho e Maria das Neves quando incorporada pela Pombagira Rosa do Porto; o Cisne Negro, Sá Toca, as Marlenes, Bolinha e a Mudinha, João Severino, Odila Vieira. A comissão de Frente da Portela; o compositor e poeta Fabrício, os compositores Baianinho, Zeca do Varejo, Dodô Marujo; o Bloco de Carnaval do Seu Sete da Lira e de Audara; a Pombagira Rosa Maria desfilando na Avenida Rio Branco; os bailes nos clubes e matinês; Toti, consumido pela tuberculose, tocando agogô no alto do Primavera e marcando a descida das baianas ladeira abaixo são alguns dos personagens mais relevantes da obra.

 O ponto alto, segundo o autor, é Maria das Neves, que pela criação nunca dançou ou frequentou bailes, mas que por conta da entidade Pombagira Rosa do Porto possibilita que a moça baile com Candinho num espetáculo que deixa todos estupefatos. O amor de Candinho pelas safiras de Maria das Neves consagra-se no casamento dos dois e na união dos dois na comissão de frente da Portela, na Em Cima da Hora, nos bailes e na vida.

 

&&&

 

Safiras de Candinho

Formato:16x23 cm

Páginas: 568

Valor de capa: R$69,90

 

&&&

Sobre o autor:

 José Leonídio Pereira tem o dom de fazer nascer, sejam textos como romancista, poeta e cronista ou crianças através dos mais de 40 anos de medicina obstétrica. Dedica-se à literatura e às pesquisas há duas décadas, com atenção especial à Guanabara. Começou com enredos para escolas de sambas, publicou o premiado “A Raposa do Cerrado” e é autor de “A Casa dos Deuses” e “Os Guardiães”, ambos da pentalogia Portais da Liberdade. Escreveu ainda “Enredando Ilusões”, “Facebookeando” e, mais recentemente, “Atravessando a pandemia”.  Safiras de Candinho é seu sétimo livro. 

 

18 de novembro de 2022

Rita Lima fala sobre o lançamento da sua linha de cosméticos vegana La Rier

  

            Imagem: divulgação

   Rita Lima é empresária com atuação há mais de 13 anos no segmento de consórcio, possui curso de Starter Practitioner em Programação Neurolinguística - PNL - Neuro Training Institute e tem um projeto no qual atua como Mentora ajudando as pessoas a mudarem de vida.

   Para discorrer acerca de como foi o lançamento da sua linha de cosméticos vegana “La Rier”, e contar as principais novidades desse seu novo investimento, que eu entrevistei, Rita Lima.

 Como foi o lançamento da sua linha de cosméticos vegana La Rier? 

R:  Foi uma surpresa, na verdade. A realização de um sonho. Toda a minha equipe se dedicou junto comigo e no dia do lançamento tivemos ganhos positivos.  O qual foi uma surpresa para nós, mas quando os produtos são feitos com total dedicação e muito amor, o retorno vem. 

De onde vem o nome La Rier? 

R: Significa “Ria Disso”.  Trata-se do que realmente quero trazer para as pessoas. Que elas venham sorrir mais e sejam mais alegres com a sensação de liberdade, pois os produtos possuem um toque suave na pele. 

Quais são os principais produtos a que as pessoas terão acesso? 

R: De momento as pessoas terão acesso ao Gloss, o Sérum e o Mousse de higienização, sendo todos livres de parabenos, que são conservantes usados em produtos de beleza. Cada produto tem a sua exclusividade.  O Gloss possui agentes hialurônicos e vitamina E. O Sérum é 5 em 1, sendo um blend vitamínico, cicatrizante e rejuvenescedor. O Mousse tem o toque profundo de hidratação, tendo camomila e Aloe e vera. Todos os produtos deixam um cheirinho de pele perfumada, e claro, eles são para todos os tipos de pele! 

Como as pessoas podem adquirir toda a linha de cosméticos? Site, redes sociais, telefone? 

 R: Podem adquirir pelo site www.larier.com.br, Instagram @lariercosmeticos e também pelo nosso WhatsApp (11) 98936-4127. 

Como surgiu e por que você teve a ideia de investir em uma linha de cosméticos vegana?

R: Eu tinha vontade de montar uma linha de cosméticos, mas de uma forma que não houvesse ingrediente a base de animais, ou seja, nada promovesse os maus tratos dos animais e também que não tivessem parabenos, que são conservantes usados em produtos de beleza. O meu ideal era fazer algo que fosse mais saudável e leve para a pele das pessoas a base de muitas vitaminas.

 Quais os benefícios a seu ver de produtos de beleza de linha vegana?

R: Além de não ser prejudicial aos animais, é um ótimo aliado para a pele, pois é é de origem natural contendo: vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que fazem bem à saúde.

 Como você analisa o crescimento do mercado consumidor do segmento de cosméticos veganos em relação aos cosméticos a base de ingredientes animais?

 R: Acredito que irá alavancar muito, ainda mais agora, que as pessoas estão entendendo mais sobre o assunto e tendo consciência dos malefícios que têm os cosméticos a base de ingredientes animais. Melhor ter produtos que trazem leveza não somente a pele, mais também a consciência. 

Sua trajetória como empreendedora inspira e desperta curiosidades nas pessoas. A que razão você atribui isso?

 R: Creio que foi pela minha simplicidade e determinação. O fato de eu ter saído do zero e alcançado evolução em todas as áreas da minha vida, e pela maneira como eu demonstro ser algo alcançável a todos e todas. Sempre incentivo as mulheres, tanto que pretendo fazer mentorias e palestras e assim cativar e levar mais pessoas do 0 aos múltiplos ganhos financeiros também. 

Igor Oliveira fará palestra gratuita sobre “Inteligência Emocional”, no dia 22/11, às 19h

 

       Foto: divulgação

 Com expertise no segmento de mentorias, o empresário Igor Oliveira irá proferir na próxima terça-feira, dia 22, às 19h, uma palestra gratuita sobre como assimilar, adquirir e incorporar uma ‘Mentalidade de Riqueza' - cujo conteúdo consiste em utilizar o poder da mente para transformar a vida das pessoas de maneira positiva e, acima de tudo, produtiva. Já são mais de 5000 profissionais formados pelo método. Igor Oliveira possui, formação em Master Practitioner em PNL e pela Empretec, é formado em Self Coaching, é treinador comportamental e motivador de pessoas para alcançar a riqueza. 

  Ao longo de sua carreira, Igor Oliveira realizou inúmeros feitos. Com apenas 19 anos ele obteve o seu primeiro milhão de reais, formou mais de 10 milionários em sete anos de atividade -, período em que movimentou mais de um bilhão de reais em vendas de cotas de consórcio em todo o Brasil. Igor elaborou igualmente e-books com dicas de como ser bem-sucedido nos negócios, é o Criador do “Método Ricos”, é Mentor de empreendedores em vários estados do Brasil e tem como slogan de vida a frase: “Cada um terá a vista da montanha que subir”. 

   Durante a palestra, que terá 2 horas de duração, Igor discorrerá sobre diversos tópicos, entre os quais destacam-se os seguintes: técnicas utilizadas para o desbloqueio da mente com o objetivo se atingir o equilíbrio psicoemocional; o que é a técnica 3M's, que compreende como se tomar decisões acertadas e construir um bom plano de ação e, a partir daí, desenvolver uma mentalidade empreendedora; como vencer os medos que interferem no crescimento profissional; conhecer a escalada dos milionários; a importância de se adquirir e desenvolver habilidades para empreender, auferir receita e tornar-se independente no mercado de trabalho. 

   Esta palestra é voltada para empresas, empreendedores, vendedores e a todos que desejam ter suas vidas transformadas. O evento será presencial, no dia 22 de novembro, entre 19h e 21h. Local: Alameda Rio Negro n° 503 - auditório térreo; Alphaville Industrial - próximo ao shopping Iguatemi de Alphaville, Barueri – São Paulo. 

   Igor Oliveira ressalta, que “além do evento presencial, o participante terá acesso a um grupo fechado com dicas exclusivas para fomentar o crescimento de sua empresa, onde ele e sua equipe irá apoiá-lo na tarefa de como alavancar suas vendas através de estratégias comerciais pontuais”. As inscrições para participar do evento já estão abertas. Basta acessar o Sympla e garantir a sua vaga. Clique Aqui. Redes sociais: @igoorico. 

   Para obter mais informações, entrar em contato com a equipe organizadora do evento através do WhatsApp (81)98954-3816 e ou pelo celular (11) 93207-9525.

 


8 de novembro de 2022

Larissa Landim estreará na peça: "Chaves: Um Tributo Musical"

   

                            Foto: Igor Mota

   Larissa Landim é formada em Teoria do Teatro pela UNIRIO, possui formação como atriz pela CAL e como bailarina pelo método da Royal Academy. Participou do Remake da novela Gabriela da TV Globo. Dentre os seus diversos trabalhos destacam-se: " Filhos do Brasil - de Oswaldo Montenegro; “Para Sempre, ABBA”; "Ou tudo ou Nada"; "Bibi uma vida em Musical", ambas dirigidas por Tadeu Aguiar; “Castelo Rá Tim Bum, o Musical”; “70? Década do Divino Maravilhoso – doc. Musical” onde atuou como atriz e assistente de coreografia. Em 2021 realiza seu primeiro monólogo - O Papel de Parede Amarelo, dirigido por Aldebaran Oliveira. Participou como coreógrafa assistente no Caldeirão do Huck e em 2022 na série "Musa Música”, prevista para estrear em 2023 na Globoplay. Atualmente está em cartaz com a peça: " Chaves - um Tributo musical" no papel da icônica Chiquinha.

  Tendo em vista a estreia da peça:  "Chaves: Um Tributo Musical", eu entrevistei, a Atriz e bailarina, Larissa Landim. Na oportunidade ela fala da sua carreira e revela um pouco dos bastidores de seu ensaio para a peça. 

 

Como é para você estrear na peça: "Chaves: Um Tributo Musical"?

  R: Estar novamente neste musical é uma delícia! Fiz parte do primeiro elenco em 2019 e estar podendo contar esta história novamente é um presente. O programa fez parte da minha infância e poder estar vivenciando uma personagem tão icônica como a Chiquinha é desafiador e encantador. 

Como foi para você receber a missão de interpretar a personagem "Chiquinha"?

  R: Quando fiz a audição para peça eu passei para ser cover da personagem. Agora nesta nova temporada tenho o desafio de interpretar a personagem oficialmente.  Além do desafio de interpretar uma personagem tão querida pelo público, também tenho o desafio de manter a qualidade que a Carol Costa (que interpretou a Chiquinha na primeira temporada) deu para a personagem. 

Qual a importância para a sua carreira reviver o personagem "Chiquinha" nos palcos?

    R: Interpretar a Chiquinha é um presente para minha carreira. Principalmente porque é a primeira vez que pego um personagem maior no Teatro Musical.  Chaves - Um tributo Musical é uma peça de grande sucesso e que já ganhou diversos prêmios, então é uma visibilidade muito legal.

Qual foi o maior desafio para interpretar "Chiquinha", além de ter tido só duas semanas para ensaio? 

R: Os ensaios para esta nova temporada foram super rápidos, mas comecei a reestudar a peça assim que soube da nova temporada (mais ou menos 1 mês antes da estreia).  O grande desafio em fazer uma personagem tão conhecida é trazer o máximo de características da personagem para o meu trabalho. Revi muitos episódios, tive acompanhamento de fono para preparar a voz e pesquisei ao máximo os principais bordões.  

O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em 2019 e, agora, está e será reapresentado até o próximo dia 27. Como está sendo a reação do público?

 

 R: O Público é maravilhoso! É muito bom ver as reações das pessoas ao verem o espetáculo. As pessoas riem, choram …se emocionam ao rever estes personagens. Temos tido ótimos feedbacks do público e receber este carinho não tem preço. 

Qual a diferença desse espetáculo para o musical que você acabou participar que foi "Bibi, uma Vida em musical"?

  R: São duas peças bem diferentes para mim. Em Bibi vivia A Tina, filha da Bibi Ferreira e a Cacilda Becker. Minhas personagens em Bibi são mulheres adultas. A Tina eu tive a oportunidade de conhecer e foi interessante ter a visão dela sobre o meu trabalho. 

 - Já em Chaves eu vivo uma personagem que está na memória emotiva de muitas pessoas. Existem muitos fãs do programa que vão a peça e aguardam ansiosamente os personagens aparecerem. Conseguir emocionar estas pessoas é o nosso desafio diário.

 "Chaves: Um Tributo Musical" está em cartaz em São Paulo. Qual a forma de as pessoas adquirirem os ingressos, quais os horários do espetáculo e até quando vocês estarão em cartaz?

 

R: Estamos em cartaz no Teatro Opus Frei Caneca até o dia 27 de novembro, aos sábados e domingos. As sessões são as 15 e as 19.

 - Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e também pelo site da Uhuu.com.  Para saber mais sobre a entrevistada visite o Instagram de Larissa Landim. Acesse aqui.  

Considerações finais?

Convido a todos para assistirem à peça! Para quem conhece o Programa é uma oportunidade de matar a saudade destes personagens tão queridos.  Para quem não conhece, a peça é uma grande homenagem ao criador do programa Roberto Gomes Bolaños.  Vale a pena conferir. 

 

5 de novembro de 2022

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA SE MOSTRA FUNDAMENTAL PARA SALVAR VIDAS

 

                                      Imagem: divulgação



Por Dr. Marcio Rogério Renzo, Fisioterapeuta/Psicanalista

A prevenção e os cuidados para o câncer de próstata (Campanha Novembro Azul) são essenciais e, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022, vitimaram e vitimarão cerca de 65.840 homens por ano. Trata-se do câncer que mais acomete aos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele em índice de incidência. Ainda, representa um valor significativo do total de casos, chegando à média de 16 mil casos de óbito por ano.

O câncer de próstata se apresenta de forma mais comum entre homens com mais de 40 anos de idade, sendo que as alterações patológicas desta glândula aparecem em torno dos 50 anos de idade. Algumas ocupações profissionais estão mais suscetíveis a desenvolver o câncer, por isto é importante estar atento, como por exemplo, bombeiros, profissionais dos ramos de indústrias de eletrônicos, agricultores, mineradores, indústria de semicondutores e eletrodos, de borracha, atividades noturnas, entre outras.

Quais os sinais de que algo não está bem?

Um dos sinais de que há algo de errado com a próstata está relacionado ao fato de que com o crescimento e espessamento dos tecidos da glândula, ao atingir um grande volume, acaba por comprimir a uretra e impedir a passagem da urina, tornando a micção dolorosa ou difícil e em casos mais exacerbados causando o impedimento da passagem e a retenção urinária. Outros sinais e sintomas são maior necessidade ou demora para urinar. Essas complicações podem levar, em casos mais graves, a problemas na bexiga e rins. Outro sinal também é a dor óssea, que costuma ocorrer em casos mais graves também.

A boa notícia é que se tratada na fase inicial, há grande possibilidade de cura. Porém quando não ocorre, as metástases podem se espalhar por todo o corpo, como linfonodos, ossos e fígado. Como em todas as doenças, a melhor forma de combate é a prevenção. Destaca-se que a idade é um dos principais fatores, se fazendo de extrema relevância, portanto, que a partir dos 45 anos, seja periódica a realização de exames para fazer o controle do PSA e o exame do toque.

Caso seja de conhecimento que há histórico familiar, principalmente antes dos 60 anos de idade, a atenção deve ser redobrada, pois aumenta a probabilidade de incidência do problema de 3 a 10 vezes mais. A obesidade se apresenta como outro fato que aumenta muito o risco. Vale investir em hábitos saudáveis, alimentação mais regrada e nutritiva, que são formas de prevenção que estão mais acessíveis a todos. Evitar também o uso de álcool e o tabaco também são essenciais.

Como é o tratamento?

As formas de tratamento para os tipos de câncer disponíveis incluem a utilização de medicamentos, terapia hormonal, passando também com opções de tratamentos radioterápicos, chegando até mesmo a técnicas cirúrgicas para a ressecção parcial ou total da glândula.

Como a fisioterapia atual nestes casos?

A atuação do fisioterapeuta será desenvolvida logo após o tratamento médico. É de suma importância que o profissional observe o mecanismo patológico, a extensão do comprometimento e o tempo pós-operatório, e também que o paciente seja orientado sobre como será desenvolvido o tratamento da área afetada, como funciona o sistema muscular do assoalho pélvico, sua posição, entre outros aspectos que o profissional deve avaliar.

Os principais problemas apresentados pelos pacientes de câncer de próstata são a incontinência urinária e a disfunção erétil. Na incontinência urinária, o paciente passa a ter perda de urina ou por alterações na bexiga, não consegue armazenar a urina e a qualquer pressão ou contração involuntária deixa a urina escapar. A outra forma, é pelo déficit esfincteriano, que quando a pressão no abdômen é aumentada há a perda de urina, a chamada incontinência de esforço.

A disfunção erétil surge pelo comprometimento nervoso no local, devido ao tratamento. O retorno da ereção, sem o uso de medicação, pode variar de três meses a até um ano. A variação depende muito da idade e do tipo de tratamento utilizado. Desta forma, quanto mais jovem o paciente, mais rápida será a possibilidade de recuperação da ereção.

O tratamento fisioterápico deve ser iniciado o quanto antes, que iniciará com técnicas de cinesioterapia, biofeedback e eletroterapia. Através da cinesioterapia será trabalhado, de forma ativa, a musculatura do assoalho pélvico, com o intuito aumentar a eficácia da ação do esfíncter externo da uretra, que suportará o aumento da pressão intra-abdominal, evitando o escape da urina.

O Biofeedback também trabalhará a musculatura do assoalho pélvico, a fim de fortalecê-la e treiná-la, aumentando a resistência e a coordenação, para a regulação do controle urinário. Essa técnica, que utiliza um eletrodo intrarretal, mostra ao fisioterapeuta a proporção da contração e do relaxamento muscular do paciente, de forma individualizada, além de ser capaz de identificar fenômenos fisiológicos ou fisiopatológicos relacionado às disfunções musculares.

Por fim, não menos importante, a Eletroterapia agirá na estimulação muscular, porém de forma passiva, da musculatura do assoalho pélvico, desta forma fortalecendo e dando tônus muscular. A prática é feita através de eletrodos que podem ser intrarretal ou transcutâneo.

Não seja mais um a entrar nas estatísticas negativas do câncer de próstata. Cuide-se! A prevenção é o melhor de todos os remédios.



26 de outubro de 2022

Grandes empresas têm apostado em delivery fora dos aplicativos convencionais

App Giross oferece taxas menores e têm atraído marcas como Subway, Drogasil e outras

 

Imagem: divulgação

Os aplicativos de delivery convencionais têm afastado marcas de grandes ou pequenos portes. As altas taxas, que “ficam nas mãos” das plataformas, podem chegar até 30%. É o caso, por exemplo, do iFood, um dos maiores aplicativos de entrega. “Preferimos ter o nosso site de e-commerce e as nossas formas de entregas do que entrar em aplicativos que vão levar tanto do nosso lucro”, conta Paulo Costa, 40, fundador de uma loja de alimentos orgânicos e mercado online.

 

UMA NOVA MANEIRA DE FUGIR DE GRANDES TAXAS:

 

Com o aumento da demanda em meio à pandemia, as empresas começaram a criar seus próprios sistemas, mas não sem a ajuda de parceiros e de outros aplicativos que cuidem das entregas dos produtos. Uma das alternativas é o aplicativo Giross (@girossapp), que utiliza de baixas taxas e permite que a marca use plataformas próprias para as vendas.

  O app Giross conta com motoboys, motogirls e carros para as entregas, atuando em diversos estados do Brasil e ampliando a segurança para as marcas, que terão o Seguro Entrega. “A empresa parceira atende o cliente nas próprias plataformas e pode mandar o rastreio da entrega, que será enviado pela Giross. Ou seja, o cliente da marca não precisa usar o nosso app! A empresa é que vai utilizar, apenas para encontrar o motoboy e enviar o acompanhamento para o consumidor deles”, explica Filipe Martins, fundador da Giross.

 A taxa pelo aplicativo diferenciado funciona por km rodado e varia de acordo com a região, ficando a partir de R$ 0,90 por km + R$ 6,50 de taxa geral. Assim, a empresa parceira do app não precisa se preocupar com o envio e nem com a segurança, e ainda pode fidelizar o cliente em plataformas próprias deles, com muito menos custo. “O gasto é muito menor do que contratar um Motoboy próprio”, conclui Filipe.

 UM NOVO SISTEMA ABORDADO POR PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS:

 O fast-food Burger King passou a apostar em plataformas próprias e também deu uma guinada. Antes da pandemia, o BK vendia menos de 5% de seus pedidos por meio de entregas. Agora, esse número ultrapassa os 15%, mesmo com a reabertura das lanchonetes. 

"Criamos um hub logístico que vai conecta com todas as etapas do pedido e que recebe automaticamente todos os cadastros e pedidos no País", diz Ariel Grunkraut, vice-presidente do Burger King. 

Utilizando a estratégia para fugir de altas taxas, empresas de todos os tipos têm conseguido uma maior visibilidade, que não era antes alcançada em grandes aplicativos.

Pequenos comerciantes também estão seguindo esse mesmo modelo, já que as altas taxas de serviço nos apps acabam afetando a economia de muitos estabelecimentos.

Conectar a marca com os clientes não é tão fácil quanto parece, mas com o auxílio de deliverys que fogem do convencional, isso acabou ficando mais fácil. E essas pequenas estratégias vêm ajudando empresas de diversos escalões no desafio de oferecer um melhor serviço com preço justo.


23 de outubro de 2022

Revisão focada em Medicina reúne os melhores professores no Hotel Fiesta

Evento gratuito será realizado pela Medicina FTC. As vagas são limitadas.

 

                                                             Imagem: Dr. André Nazar

Estudar Medicina é um sonho que, muitas vezes, vem lá da infância. Quando chega o final do ensino médio, vem aquela ansiedade para começar logo a tão sonhada graduação. Mas nessa jornada, não tem atalho: é preciso estudar muito para garantir a aprovação em uma instituição de excelência. Para preparar o vestibulando e trazer mais confiança nessa reta final pré-prova, a Medicina FTC reuniu os melhores professores de colégios e cursinhos preparatórios de Salvador para uma revisão indispensável.

O evento Ensino Médico acontece na próxima segunda-feira, 24, e as inscrições são gratuitas. Para garantir uma das vagas, o estudante deve se inscrever em https://sou.medicinaftc.com.br/ensino-medico. “A proposta do evento é trazer, de cada matéria, os assuntos mais cobrados nos vestibulares da Medicina. Em uma abordagem que já coloque o aluno do Ensino Médio de frente para o Ensino Médico”, destaca o professor Ricardo Carvalho, coordenador do projeto.

Na programação, estão previstas aulas com os mestres Zé Carlos e Tacyana de Redação, Digenal e Deco de Biologia, Mateus Lordelo de Física e Matemática, Bartilotti de Geografia e Kecius de Química. Cada aula, terá 40 minutos de duração nos quais os professores vão debater só os assuntos fundamentais e revisão de questões.

E para sentir o gostinho de estar em uma faculdade de Medicina, o Ensino Médico conta ainda com a participação do professor Dr. André Nazar, coordenador da Medicina FTC. “A carreira médica é repleta de possibilidades. Nesse bate-papo, vou apresentar um pouco desse universo de oportunidades aos futuros médicos e médicas que estarão conosco”, explica o médico e educador, que há 20 anos atua na formação de novos profissionais da Medicina.

| Serviço |
Medicina FTC oferece revisão gratuita para vestibular
Inscrições em https://sou.medicinaftc.com.br/ensino-medico.
Data: 27 de outubro, segunda-feira, às 18h
Local: Fiesta Convention Center (Hotel Fiesta), Itaigara

Programação


Aula 1: Estudando Química para Vestibulares de Medicina, com professor Klécius
Aula 2: Em busca da Redação Ideal, com os professores Zé Carlos e Tacyana
Aula 3: A Física como via para o Ensino Médico, com o profesor Mateus Lordelo
Aula 4: A Geografia Humana e os Vestibulares de Medicina, com professor Bartilotti
Aula 5: A Academia Médica: o que me aguarda? com professor Dr. André Nazar
Aula 6: A Biologia nas provas - o que estudar, com professor Digenal
Aula 7: As dicas essenciais para o vestibular de Medicina, com o professor Deco

 

21 de outubro de 2022

Igor Oliveira, empresário, palestrante e mentor revela dicas de como ser bem sucedido empreendendo

  

                       Imagem: divulgação

  Igor Oliveira é empresário e palestrante com formação em Master Practitioner em PNL, é formado em Self Coaching, com formação pelo Empretec, é treinador comportamental e motivador de pessoas para alcançar a riqueza. Ao logo de suas ações como palestrante e treinador comportamental formou mais de 10 milionários em 7 anos de negócio, movimentou mais de um bilhão de reais em vendas de cotas de consórcio em todo Brasil.

   Para falar sobre suas palestras e como uma pessoa pode ser bem sucedida empreendendo que, eu entrevistei com exclusividade, o empresário, palestrante e mentor, Igor Oliveira.

 

                   Imagem: divulgação

 Como e quando surgiu a sua ideia de dar palestras e mentorias?

    R: Essa ideia surgiu depois de 7 anos de empresa, em um momento de reflexão sobre como teria sido minha caminhada se tivesse um mentor, alguém que compartilhasse comigo as experiências e me ajudasse a escolher o melhor caminho para o meu negócio. Lembro até hoje quando me deparei com as dificuldades que precisei enfrentar na abertura da nossa empresa, digo nossa porque trabalho com a minha esposa desde o início (e vou te falar: isso sim que é desafio. Hehehe!!!) brincadeiras à parte, ela é uma companheira e sócia excepcional e a admiro por ser uma mulher exigente. Por isso acredito muito na expressão “ao lado de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”.

Não tínhamos noção de como era administrar uma empresa: gestão financeira, cuidar de detalhes da contabilidade, gestão de pessoas, vendas, indicadores e uma infinidade de conhecimentos necessários para manter uma empresa. Com todas essas necessidades resolvemos fazer diversas consultorias e treinamentos para aperfeiçoarmos nossas habilidades. Porém quanto mais estudávamos mais difícil era. Foi preciso muita perseverança, vontade de alcançar o nosso propósito, muita disciplina, alinhamento de expectativas, afinal somos duas pessoas com perfil de liderança e precisávamos direcionar nossas energias e ações para o objetivo maior.  O que me movia era ser dono do meu próprio tempo e negócio.

 - Sempre gostei de lidar com pessoas, sentia que era além de uma vontade, de gostar de atender bem as pessoas, havia algo mais além que ser dono do próprio tempo e negócio. Foi assim que tive a certeza da minha missão de vida: ajudar os empreendedores que estão iniciando ou que querem iniciar (assim como um dia estivemos nessa posição), e que precisam tirar os receios gerados por sabotadores de sucesso. Sim, aqueles que geram os bloqueios do “ser empresário”.

 - Hoje eu transformo a mentalidade de pessoas que precisam de orientação com base em estudos de qualidade, práticas e resultados vivenciados por mim e que deram muito certo. Ensino a terem uma visão simples de que é possível empreender, ter sucesso e enriquecer com o seu negócio sem ser escravo dele. Mudo a forma de enxergar as exigências de um negócio próprio como algo repleto de dificuldades para oportunidades de vencer e tornar um propósito real. Ajudo também as pessoas que já estão empreendendo a terem e viverem o poder da liberdade para curtirem a qualidade de vida tão desejada.  O empresário (a) que tem uma “algema de ouro” presa em seus punhos, e que é escravo (a) do seu próprio negócio só continuará assim se quiser. Tudo na vida é uma escolha basta saber qual calminho deseja seguir.

  - A minha escolha, o que eu prego e vivo é: ser livre, feliz, ter uma ótima saúde mental e física, ser “rico” e próspero na vida. 

Você ministra palestras há muito tempo? Quais os objetivos das suas palestras e qual público alvo? 

  R: Ministro palestras e treinamentos há 7 anos dentro dos meus negócios e, agora, quero expandir para o âmbito externo, ou seja, abarcar todos os ambientes em todos possuam uma veia empreendedora como eu e que querem ter qualidade de vida profissional.

 - O meu objetivo é aumentar o empreendedorismo no país, lançar mentes brilhantes, fazer parte da história de sucesso de grandes empresários dessa e das próximas gerações, e aumentar o número de pessoas prósperas e realizadas tanto na vida profissional como também na vida pessoal, pois pessoas que estão satisfeitas com o seu negócio multiplicam oportunidades e mais famílias são beneficiadas com a felicidade, assistência e qualidade de vida.

 Nosso público é definido de dois parâmetros básicos:

   R: As pessoas que QUEREM e que CORREM atrás (Ter proatividade)

As pessoas que PRECISAM, mas que esteja DISPOSTA a mudar padrões e crenças

 Quais os principais benefícios das suas palestras e mentoria?

    R: Transformação de mentalidade escassa para uma próspera, libertação dos paradigmas, mudança de hábitos, quebra de crenças limitantes, resultados significativos durante a mentoria, autoridade nos negócios e na vida, além do benefício de ganhar um mentor que estará junto com você através da formação de estratégias para que o seu negócio esteja rumo ao alcance do grande objetivo, o sucesso.

  Eu acredito que "SOZINHO NÃO DÁ, POIS SE DESSE VOCÊ JÁ TERIA FEITO".

 Qual o diferencial das suas palestras em relação ao que se vemos no segmento?

   R: Posso e irei responder por mim, pelas minhas experiências, pelos resultados que gero na vida das pessoas e não pela comparação do meu trabalho com o de outros profissionais. Até porque o trabalho que desenvolvo, mesmo em palestras, é personalizado e baseado totalmente em tudo que já vi, estudei e vivi até hoje na minha carreira e adapto a realidade de quem está assistindo. Sou direto, objetivo e claro nas minhas ações.

   - Apesar de gostar muito de estudar, de ter conhecido diversos autores, mentores, pessoas que contribuíram e contribuem na minha caminhada até hoje. Vejo que quando estou como disseminador de conhecimentos, quando recebo essa grande missão, é o meu lado mais humano que fala, que compreende e sabe exatamente da dor do empreendedor em todos os seus níveis, sabe onde dói e consegue tratar de forma precisa. Vou além das palavras, gosto da interação com o público e me envolvo muito com a energia surreal desses momentos, mas principalmente, energia que vem do público.

 - Se você ainda não foi, faço questão da sua presença em uma das minhas palestras para sentir de perto essa energia de que falo. 

Você oferece algum acompanhamento para as pessoas após os seus treinamentos?

   R: Sim, existem alguns programas de acompanhamento dos empreendedores, organizados de acordo com o nível que cada colaborador está e aonde quer chegar. Toda essa análise é realizada e avaliada pela equipe comercial da nossa empresa. 

Em seu currículo você cumula a habilidade de Treinador comportamental e de motivador. No que esses aspectos são importantes no desenvolvimento das pessoas? 

R: Posso lhe dizer com toda certeza que essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas. Foi por esse pensamento que propositalmente busquei conhecimentos para desenvolver essas habilidades e criar autoridade na missão que tenho hoje.

 - É natural de nós seres humanos buscarmos por uma liderança, alguém que nos ajude a entender o nosso propósito, que transmita confiança e que nos dê o combustível necessário para vermos o quão somos capazes de alcançarmos um sonho. Além disso, também compreender como a nossa mente funciona, os principais comportamentos humanos a título de autoconhecimento e também análise dos comportamentos das pessoas com quem interagimos.

 - Veja bem: comportamentos são hábitos e para que você possa cultivar bons hábitos e logo ter ótimos resultados é preciso cuidar do que acredito, em minha opinião como especialista, ser o mais importante na vida de uma pessoa: pense comigo!

 - O motivo de fazer as coisas que você faz. Nós seres humanos queremos respostas para tudo, buscamos pelo entendimento e por esse motivo... O questionamento do porquê você tem que ir à academia? Trabalhar? Estudar? Ficar com seus filhos/ família? São comuns e existe uma resposta.

 - Depois o próximo passo é definir seus objetivos e sonhos que manterá você sempre motivado (a);

  - Em seguida você ter rituais que conserve bons hábitos como: leitura, treinamentos, palestras, eventos, meditações, orações etc. Compreendeu a importância dessas habilidades?

  - Eu acredito, prático e compartilho nas “Mentorias e Palestras”: Mantenha bons hábitos e terá os melhores resultados! 

Como as pessoas podem fazer para contratar as suas palestras?

  R: Hoje temos o site www.igoorico.com.br e,  também você poderá me encontrar no Instagram @igoorico onde na bio,  irá encontrar o link com os contatos para falar com nosso time de vendas.

Quais as suas considerações finais?

  R: Para mudar seus resultados mude seus pensamentos, comportamentos e avalie suas escolhas. Saiba que conviver com as mesmas pessoas e nos mesmos ambientes que não levam você a lugar algum, apenas sugam sua energia e tempo. Mesmo sem você perceber, os pensamentos continuaram os mesmos. Por isso mude de ambiente, saia da zona de conforto mesmo que pareça estranho no início. Lembre-se que mudanças não são confortáveis, porém necessárias para sentirmos a evolução. Vá a palestras, faça networking com pessoas que estão na mesma energia de mudança, conhecimento e objetivos que você, saia do lugar que limita sua VISÃO.

  -  A vida é um grande leque de oportunidades, provas e experiências. Veja além do que está abaixo do seu nariz e desfrute das conquistas que esperam por você.  Quero poder fazer parte da sua história também!

  

20 de outubro de 2022

Especialista lança livro que desmistifica o conceito de inovação

  

                          Imagem: divulgação 

 

   Lino Nader é um profissional com mais de 17 anos de experiência de mercado, é cofundador da Khanum Consultoria em Inovação, Bananas Ventures, Big Idea Startup, Trend House Technology e Toth Agency. Possui graduação em Direito pela Universidade de Franca, tem pós-MBA em Neurobusiness pela Fundação Getúlio Vargas, especializações em Gestão da Inovação pela Erasmus Universiteit Rotterdam, Metacognição e Aprendizado pela Universidade de San Diego, Neuromarketing e Neurociência do Consumidor pela Copenhagen Business School, Design Thinking Action Lab pela Universidade de Stanford e Screenplay pela Academia Internacional de Cinema. Coembaixador e mentor de Chapter da Singularity University, ministra workshops e palestras sobre Neuroinovação, Design Thinking 2.0, Criatividade Produtiva e Inovação Corporativa.

 Para falar sobre a desmistificação do conceito de inovação entre outros temas que eu entrevistei, Lino Nader. 

                Imagem: divulgação

 

O que levou vocês a produzirem uma obra que questiona as soluções inovadoras como sendo um modismo? 

 R: O que nos motivou a escrever a obra sobre inovação, foram nossas próprias experiências referentes ao comportamento de grande parte desse mercado, que sempre tentou arduamente alcançar resultados praticando metodologias inovativas. Notamos que, de forma generalizada, os resultados eram insatisfatórios ou demorados. Muitas áreas dedicadas à inovação foram criadas nas empresas e da mesma forma que vieram, se foram. E não há culpado nessa história, o que existe é muita falácia no universo corporativo, além de muitos métodos e ferramentas que, na prática, não funcionam. Com isso, resolvemos levar para o mercado, nossa visão e experiência de anos lidando com corporações de diversos segmentos, junto à nossa forma de gerar resultados com inovação. A obra não se trata de um guia propriamente dito, no entanto, ela traz, de forma empírica, os bastidores das boas práticas legítimas para se gerar resultados com projetos de inovação.

 Quais são os principais aspectos relacionados à desmistificação e ressignificação no conceito de inovação na atualidade?

  R: A grande maioria do mercado entende que inovação corporativa é simplesmente conectar empresas a startups. Não estamos ressignificando o conceito da inovação; o que propomos com essa obra é ressaltar a importância de se atentar aos outros aspectos que compõem o melhor formato para se alcançar o sucesso. A prática da inovação não se resume apenas a uma metodologia, mas sim, a um conjunto de hábitos, fundamentos, premissas, regras, ferramentas, ações e comportamentos, que unidos, se tornam uma poderosa fórmula para executar uma prática perfeita e gerar resultados esperados.

Como vocês definem a palavra inovação e qual o público-alvo do livro?

  R:  Quando se fala em inovação, muitas pessoas assimilam o tema com tecnologia, mas de forma simplificada, inovar é criar algo novo ou melhorar algo existente, seja, produto, serviço, processos, negócios ou experiência, que tenha valor percebido para quem fora criado. Ou seja, de nada adianta, gerar novidades no mercado, se o coeficiente de valor das personas afetadas não for tocado. Ressaltamos ainda, que, em se tratando de inovação corporativa, a criação deve gerar resultados financeiros à instituição, razão pela qual muitas iniciativas caem em descrédito por tentarem buscar inovações disruptivas que, em sua maioria, demandam um ciclo maior de tempo, não são completadas e consequentemente não são atraentes financeiramente. O livro se destina a empresários, executivos de empresas, líderes de inovação, COOs, CIOs, CEOs, profissionais de TI e administração, empreendedores, professores, estudantes; enfim, todos os que têm o desafio de entender e implantar uma cultura de inovação em seus ambientes.

 Quais são as inovações apresentadas no livro que possuem eficácia efetiva?

  R:  O livro não retrata as inovações hypes ou tecnologias que impactaram o mundo contemporâneo. A obra apresenta uma série de aspectos, que, ao serem seguidos, maximizam as chances de se obter resultados. Costumamos dizer que, em projetos de inovação, sabemos como começar, sabemos por onde ir, sabemos como seguir e projetamos aonde queremos chegar, porém, no decorrer do trajeto, o percurso pode e deve se permitir pivotar quantas vezes forem necessárias, dado à agilidade metodológica e nuances oriundas das características da sua novidade. Devemos quebrar as regras na fase de criatividade e levante de oportunidades e, por outro lado, a disciplina é indispensável para conseguir manter os processos na etapa de execução. Alguns aspectos importantes devem ser contemplados para alcançar uma inovação eficaz: ter uma liderança atóxica, neutralizar os “anticorpos organizacionais” (pessoas resistentes às mudanças), ter processos bem definidos, buscar conhecimento fora dos muros da corporação, dedicar tempo à inovação, saber o timing do “go to market”, ficar por dentro das tecnologias exponenciais, entender as personas internas e quais ações de cultura aplicar, implantar metodologias inovativas, entender a curva de adoção dos usuários, ter uma equipe campeã, criar ambientes descontraídos com biofilia (ambientes que conectam seres humanos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto emocional), incitar a criatividade, e por fim, ter propósito em linha com a estratégia da empresa.

 Quais as influências do processo de globalização no conceito de inovação?

   R:  O mundo vivenciou um boom de soluções, principalmente das bigtechs, a partir da era das startups e venture capital. Anteriormente as buscas por inovações se concentravam nos amplos centros de pesquisa e desenvolvimento das grandes empresas – era raro uma pessoa se destacar, alcançar escala e sucesso por meio de uma ideia abstrata. Tudo se resumia em inventores avulsos, que, com muita dificuldade, conseguiam evoluir sua solução. O modelo aplicado no Vale do Silício, em Palo Alto, na California-EUA, em parte, acabou se espalhando para o mundo inteiro e hoje vivenciamos inúmeros polos de inovação espalhados ao redor do globo. A única coisa que ainda não se replica fielmente, é a integração consolidada entre, startupeiros, investidores ativos, universidades renomadas e grandes empresas concentradas no mesmo raio regional. No Brasil, a inovação começou tímida depois dos anos 2000, foi conquistando espaço e, somente após uma década, ganhou o holofote das grandes corporações. Como toda ferramenta ou metodologia que é introduzida no mercado, a inovação, antagonicamente às outras, se tornou uma promessa de resolução de problemas no mercado corporativo. Hoje o Brasil se tornou celeiro de soluções e um dos mercados mais importantes no cenário da inovação mundial. 

Existe alguma inovação na prática que funcione? Quais e como?

   R:  Toda ideia pode se tornar um projeto inovador e todo projeto inovador pode se tornar uma grande solução inovadora, desde que gere valor percebido ao usuário final. No mundo corporativo, ao contrário do que se pensa, existe o que chamamos de inovação regionalizada, ou seja, o que é inovação para a empresa, pode ter sido inovação para o mundo em outros tempos. Vejam bem, se a corporação começa a printar peças por meio de impressora 3D, está sendo aplicada naquele momento, uma inovação em âmbito corporativo, mesmo que essa novidade tenha sido apresentada ao mundo, há tempos. O Elon Musk, por exemplo, escolhe investir em projetos que resolvem problemas globais, como projetos de biotecnologia, que buscam maneiras de prolongar a vida humana; internet of people, que conecta o cérebro às máquinas e recupera movimentos em paraplégicos; satélites que possibilitam o acesso à internet ao mundo todo; mobilidade urbana com veículos elétricos etc. Em suma, esses são exemplos de inovação que funciona - cumprem o papel de fazer valer a percepção de valor do usuário a ponto dele adotá-la ou adquiri-la.

 Como as pessoas poderão adquirir o livro pela internet?

 

Através da livraria Travessa. Aqui. Através da livraria do mercado. Aqui. Ou por meio dessas páginas. Acesse aqui. Americanas.com.br. Aqui ou pela Amazon. Aqui.