
Na foto ao lado é nítida a ação emocionante dos bombeiros, submersos a um lamaçal, na busca por vítimas no Córrego do Feijão em Brumadinho. Foto de Alexandre Guzansshe/EM/DA Press. Ao analisar cada nova informação que surgi após o trágico rompimento da barragem de Brumadinho, município de Minas Gerais, é inevitável não raciocinar e constatar o crime destas empresas e do poder público. Crime de negligência. Penso o quanto tantas coisas poderiam ser evitadas se não fosse a ganância humana, motivada pelo capitalismo desmedido de empresas que passam por cima de tudo e todos em nome de um papel chamado dinheiro. Em que ponto chegamos! Lastimável que isto tenha acontecido, famílias dizimadas, crianças, jovens, adultos e idosos que perderam a oportunidade de viverem, fazerem planos e de sonhar um Brasil melhor. Até o momento o número de vítimas é de aproximadamente 84. Inaceitável. Assistam abaixo, por gentileza, a cobertura exclusiva feita pelo programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo brilhante colega, o jornalista: Roberto Cabrini:
No último dia, 25 de janeiro do corrente mês, fiz a cobertura da tragédia de Brumadinho como segue o link: https://jluciano442.blogspot.com/2019/01/465-anos-de-sao-paulo-e-fatidica.html e, hoje, decorridos estes dias volto a falar sobre o tema, mas sob o enfoque de que precisamos combater todas as formas de manipulação escusa e criminosa de empresas que por possuírem bilhões acham-se acima de tudo e de todos. Por outro lado, temos o desleixo do estado que através de governantes que não representam o seu povo, nos enojam com discursos infundados e que em nada solucionarão o que já ocorreu, pois não trarão vidas de volta e muito menos reconstruirão a cidade da noite para o dia. Perdas irreparáveis e a constatação do descaso das autoridades públicas e da inciativa privada que manipulam estas minas. Uma realidade cruel que ainda assistimos no Brasil. Uma vergonha. Fico revoltado com tais questões e recuso-me a aceitar qualquer explicação destas autoridades que vão a público com discursos vazios quando na verdade deviam e podiam ter evitado tal tragédia dada a gravidade e o que aconteceu em Mariana. Negligência, crime ambiental, desleixo e insensibilidade para com um povo simples e batalhador. Algo a ser refletido e cobrado das autoridades na esfera dos poderes judiciário, executivo, municipal a nível estadual e federal. Não irei ater-me a dados estatísticos já que, são inúmeros os sites e meios de comunicação que o fazem. Não posso deixar de manifestar aqui, a minha admiração por todos os bombeiros que de maneira extraordinária realizaram e realizam seus trabalhos! No Brasil, infelizmente, os bombeiros, professores, e tantos outros profissionais não são valorizados, como deveriam. Uma falta gravíssima das autoridades públicas, mas na qualidade de jornalista, escritor que trabalha há anos na seara da informação dirigi-me a tais profissionais e agradeço a todos pelo brilhantismo com que trabalharam e trabalham em prol da sociedade. Vocês, bombeiros, são um dos maiores orgulhos de todos nós, brasileiros. Aproveito o ensejo, para solidarizar-me mais uma vez com todos os famíliares e amigos das vítimas!! Deus, independente de credo religioso, os conforte.
Diante do exposto, fica a reflexão sobre todos fatos, meus mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos das vítimas e o meu pedido aos novos governantes de que apurem minuciosamente, a concessão dada as empresas envolvidas e que estas empresas sejam punidas, rigorosamente, na forma da lei.
João Luciano