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21 de setembro de 2022

Andrea Matarazzo fala sobre a sua candidatura ao Senado na Itália

 

     Foto: Andrea matarazzo 

 

 Andrea Matarazzo é professor, administrador, diplomata, empresário, radialista, político foi embaixador do Brasil na Itália, ministro e possui vasta experiência nas áreas pública e privada.

 Para falar sobre a sua candidatura ao Senado na Itália entre outros assuntos, que eu entrevistei com exclusividade, Andrea Matarazzo. No período em que chefiou a Embaixada do Brasil em Roma, Andrea Matarazzo, promoveu intercâmbios empresariais, incentivando o comércio entre os dois países e fortalecendo a inovação e competência técnica das instituições. Levou o então presidente Fernando Henrique Cardoso duas vezes à Itália, onde assinou acordos e tratados. Presidente da Matarazzo Holding e diretor da Fiesp, Matarazzo tem mais de 30 anos de vida pública e atuou nos governos Federal, Estadual e Municipal. Por tantos serviços prestados, recebeu honrarias como Ordem do Rio Branco (Grau Grã Cruz), Gran Oficial Infante Dom Henrique (Governo de Portugal) e Grande Ufficiale (Mérito da República Italiana). Ministro da Comunicação no governo FHC, no estado de São Paulo foi secretário de Estado de Energia, secretário de Cultura e presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). No município, foi subprefeito da Sé; secretário Municipal de Serviços, secretário das Subprefeituras e vereador. 

 

Quando e o que o motivou a querer disputar uma vaga no senado italiano?

 

 R: Como cidadão italiano, participar do mais antigo Senado da democracia é sempre um grande orgulho, principalmente para um bisneto de imigrantes cujo bisavô foi senador vitalício, como foi o caso do Andrea Matarazzo, que teve o título outorgado pelo rei Vittorio Emanuele por serviços presados na primeira guerra. Mas a principal razão foi o apelo de vários amigos e entidades da comunidade italiana, insistindo que era importante a união dos candidatos a deputado e a senador do Brasil para mostrar que a América do Sul tem capacidade de ter representantes no Congresso italiano com qualificação à altura dos descendentes italianos sul-americanos, com competência e experiência. Por isso sou candidato ao Senado junto com o sociólogo Fabio Porta, candidato a deputado. 

 

Quais os principais projetos que o senhor tem para implementar se eleito senador na Itália no tocante a nacionalidade, intercâmbio, vistos etc etc?

 

 R: São várias. Seguem as principais:

* Serviços consulares – Ajustar a legislação para que os consulados atendam de forma ágil e eficiente a enorme demanda por cidadania italiana, renovação de passaportes e outros temas de interesse dos cidadãos italianos no exterior. Criação de novos consulados em Vitória (ES), Florianópolis (SC), Campinas, Santos e Ribeirão Preto (SP);

* Voos – Ampliar o número de voos entre Itália e América do Sul;

* Canais de comunicação – Criar canais de informações para que os cidadãos italianos que moram no exterior tenham mais informações a respeito de seu país de origem, como oportunidades de estudos, cursos, empregos, benefícios a que têm direito, além da divulgação constante da história e dos valores da Itália e de seu povo;

* Turismo – Levar aos italianos fora da Itália a imensa variedade de eventos históricos e culturais que existem em todas as regiões da Itália, para que as comunidades conheçam melhor a suas origens, as do seu país e sua história. Mais: mostrar de forma mais precisa e fácil o que existe nos países fora da Itália, incrementando o turismo;

* Bolsas de estudo – Grande programa de intercâmbio para que jovens italianos possam realizar um período de estudo na América do Sul. Incentivar estágios e concursos junto a empresas, gerando oportunidades de trabalho;

* Cursos - Facilitar o reconhecimento de cursos brasileiros na Itália e vice-versa, de forma que os jovens cidadãos italianos fora do país tenham seus currículos reconhecidos para poderem exercer suas profissões aqui e lá, abrindo uma enorme oportunidade de empregos e acesso a toda Europa;

* Pequenas e médias empresas – Compatibilizar e simplificar a legislação de forma a permitir com mais facilidade a parceria entre as médias, pequenas e microempresas italianas e brasileiras, visando incrementar troca de tecnologia, associações, investimentos e aproveitar benefícios dos dois países;

* Incentivos fiscais - Adequar lei de incentivos fiscais para possibilitar que as empresas implantadas na Itália alcancem o benefício ao patrocinar projetos culturais de interesse da Itália mesmo fora do país, como projetos de restauro de edifícios históricos de autoria de italianos e construídos no exterior.

 

Quais os critérios para se ocupar uma vaga no senado italiano?

 

  R: Desde 2006, o Senado italiano conta com representantes da comunidade italiana espalhados por todo o planeta. Aqui na América do Sul não é diferente: todo cidadão italiano tem direito a votar em qualquer pleito nacional da Itália. Neste ano, vamos eleger dois deputados e um senador. O cidadão italiano recebe da embaixada/consulados, em seu endereço, um envelope já selado contendo a cédula de votação, que deve ser enviada pelo correio ou pessoalmente no consulado até o dia 22 de setembro. No caso você deve fazer um X no PD (Partido Democrático) e escrever Matarazzo na cédula de senador (verde) e Porta para deputado (céduls).

 

Como o senhor analisa o atual cenário político do Brasil?

 

 R: Tenho minha opinião, mas prefiro deixar para tratar, nesta ocasião, apenas da eleição na Itália, que é o foco de meus esforços no momento.

 

Como o senhor classifica ou avalia o impacto do fenômeno das “fake news” no Brasil e no mundo e, quais os caminhos para se combatê-las?

 

 R: Infelizmente este é um fenômeno mundial, que só traz prejuízo para a população. Na minha campanha também enfrento fake news. Elas estão por toda parte. É lamentável. Muito já está se fazendo para combatê-las. O TSE, por exemplo, tem adotado várias iniciativas nesse sentido.

  

 Quais são as páginas em que as pessoas podem acompanhar os seus projetos e sua candidatura ao senado italiano?

 

 R: Meus endereços são:

 

Site: https://matarazzosenatore.com

 

Facebook: https://www.facebook.com/AAndreaMatarazzo

 

Instagram: https://www.instagram.com/andreamatarazzo/

 

Quais as suas considerações finais?

 

 R: Sou ítalo-brasileiro, descendente de uma família de italianos que chegou em São Paulo em 1881 e criou o maior parque industrial da América Latina. Tenho paixão pela Itália e boa parte da minha família mora lá. Além disso, tive a honra de ter sido embaixador do Brasil em Roma. Tenho experiência tanto na vida pública quanto na vida privada. Com a trajetória de mais de 30 anos de vida pública e tendo sido embaixador, ministro, secretário estadual e municipal, vereador, me sinto qualificado para trabalhar na aproximação da Itália com os italianos que estão fora da Europa, especificamente os da América do Sul. Há muito o que fazer para aproximar essa população, trazendo benefícios para a Itália e para esses italianos. E eu estou preparado para essa missão. 


11 de setembro de 2022

Marcelo Misailidis abre o coração e fala sobre os seus projetos, o seu amor pela dança e muito mais...

   

                       Imagem: divulgação 


  Marcelo Misailidis é primeiro bailarino do Theatro Municipal e Embaixador Cultural do Rio de Janeiro.  Misailidis é um premiado idealizador e diretor cultural que atua na concepção de espetáculos musicais e cênicos. Em suas criações, utiliza de suas experiências acumuladas em mais de 25 anos de carreira, atuando em projetos das áreas de teatro, dança, canto, cenografia, figurino e iluminação, além de ser um dos coreógrafos de comissão de frente mais destacados do carnaval carioca.

  Para falar sobre o seu amor pela dança, carreira, carnaval, projetos e perspectivas entre outros assuntos, que entrevistei com exclusividade, Marcelo Misailidis. 

 

Você foi o primeiro bailarino do teatro Municipal do Rio de Janeiro.  Como foi conquistar esta posição?

 

R:  Chegar a ocupar posições de destaque sempre são metas naturais em qualquer profissão, que geram satisfação, realização e orgulho daquilo que conquistamos, mas são só marcas se não aproveitadas e utilizadas conscientemente.

 - Atingir cumes na carreira profissional e marcas de excelência é relativamente comum na trajetória de qualquer pessoa, difícil é manter com dignidade e qualidade esses índices.

 

  Quais foram os maiores desafios de sua carreira profissional?

 

 R:  Todos os desafios levados a sério são muito difíceis no momento em que nos deparamos com eles, projetos novos e originais sempre nos coloca de frente com o desconhecido, e isso é assustador muitas vezes.

  - Mas por mais alto que seja o sarrafo, sempre a um modo de conseguir superá-lo, basta dedicação e trabalho. Talento e inspiração são só precondições que representam uma pequena parte do caminho. Portanto o desafio mais difícil é o que está por vir.

 

Você será o responsável pela a coreografia da comissão de frente da escola de samba Imperatriz Leopoldinense para o ano de 2023.  A equipe já foi escalada? Quais as novidades que o público pode esperar dessa coreografia? O que você pode adiantar?

 

 R:  O que posso adiantar é que o elenco já está parcialmente formado, e que a dedicação, o empenho e a luta serão enormes, o resto pertence ao futuro.

  

 Como idealizador e diretor cultural como você avalia a distribuição de verbas da lei rouanet e a forma como o governo atual tem conduzido essa questão?

    R:  Não sou ligado a questões políticas, se fosse me sentiria um em idiota completo, porque as últimas décadas votamos em candidatos que foram ou ainda irão para a prisão.

 - Não me iludo com o que não tem solução, o problema institucional é maior do que podemos vislumbrar.

 

Como embaixador Cultural do Rio de Janeiro, quais foram os maiores desafios enfrentados na pandemia e, agora, com a retomada da vida normal? Quais foram e têm sido os seus projetos enquanto Embaixador cultural?

 

   R:  Embaixador Cultural é um reconhecimento oferecido pelo curso de turismo da Faculdade CESGRANRIO, que enaltece personalidades que fazem a diferença na sociedade carioca pelas suas atividades sejam elas profissionais ou filantrópicas.

  - No decorrer da pandemia me envolvi em diversas ações sociais ligadas a instituições filantrópicas ou não, atuei individualmente no cuidado daqueles que estavam mais próximo bem como amigos, vizinhos, moradores de rua do bairro, em fim busquei fazer a minha parte como cidadão comum sem buscar holofotes com isso. Procurei manter todos os compromissos profissionais e de serviços já assumidos com terceiros, para não abalar ainda mais a economia informal, e acho que isso foi o que mais me gratificou pois pude ver o resultado dar certo a partir das ações que eu podia fazer.

 - A retomada é um alívio para uma situação que por vezes parecia não ter mais fim.

 

 Na sua avaliação, o que o levou a ser considerado um dos mais destacados coreógrafos de comissão do carnaval carioca?

 

 R:  A busca verdadeira por uma identidade própria.

 

Qual ou quais os seus principais conselhos para quem está iniciando na dança?

 

 R:   Aproveitar ao máximo o momento presente no sentido de estar consciente, que o tempo desperdiçado vira passado no segundo seguinte, e este não volta atrás. Não desperdice o tempo ele é um presente único para você.

 

 Como foi dirigir junto com a Ana Botafogo, a apresentação ‘ST Tragédias’ na remontagem de Romeu e Julieta?

 

   R:   É sempre um prazer estar junto das pessoas que admiramos e ainda mais trabalhar tornando cada momento uma diversão.

 

 Qual a sua avaliação acerca do preconceito racial e de gênero no país?

 

   R:  Este é um problema intrínseco do ser humano em qualquer lugar do planeta, diga-se de passagem, que estes são infinitamente piores em diversos países, mas aqui ainda assim, é um assunto que tem muito a ser debatido, muito a ser construído no sentido de gerar pontes de melhor convivência com as diferenças e com a dificuldade de aceitação do outro.

 - Questões estruturais do comportamento humano não se resolvem de um dia para o outro, se modificam educando e transformando as gerações futuras. 

 

Para saber mais sobre o entrevistado clique aqui ou acesse o Instagram. Aqui


9 de setembro de 2022

Gerentes do 'Programa Ricos' do Estado do Pernambuco falam sobre parceria de sucesso

  

         Imagem: divulgação 

  Danny Hebert e Bruna Franco possuem anos de experiência no segmento de consórcios e, atualmente, gerenciam a unidade do ‘Programa Ricos’, no Estado do Pernambuco.

  Tendo em vista a importância do ‘Programa Ricos’ – formação de líderes de excelência, voltado para tornar pessoas aptas a serem empreendedoras de sucesso, e saberem como se manterem bem-sucedidas, que eu entrevistei, os gerentes, Danny Hebert e Bruna Franco  

                 Imagem: divulgação 


Quando e como vocês conheceram o ‘Programa Ricos’?  

  R: Já tínhamos trabalhado no time do Igor Oliveira e da Rita Lima como vendedores, porém começamos.

a fazer parte do ‘Programa Ricos’, em setembro de 2020, em meio a pandemia.

   - Conhecemos o programa desde o início e achávamos fantástica a união, a comunidade e o movimento no mercado que eles faziam, foi o que nos motivou a entrar!

  

Em que e como especificamente, o ‘Programa Ricos’, transformou a vida de vocês?

 

 R:  Sozinho não dá. Sem um guia e os caminhos certos a percorrer ninguém chega na prosperidade. No ‘Programa Ricos’, nós temos esse Norte, somos rodeados de empresários de sucesso o que nos motiva a querer ser sempre mais... Desde que entramos no programa nossa vida mudou de patamar!

 Há quanto tempo vocês trabalham com os mentores Rita Lima e Igor Oliveira e o que eles representam para vocês?


  R:  Mudou o direcionamento da nossa vida como um todo. Antes do programa enxergávamos o mercado de uma forma e depois de ingressar no programa o nosso campo de visão desse business ampliou de uma forma extraordinária. Todo esse movimento que o programa possui nenhum outro time do mercado tem. Isso nos fez chegar a lugares inimagináveis.

  

Como foi chegar ao cargo de diretor (a) de operações e quais são as suas principais funções? 

 

  R: Começamos no programa Ricos em 2020 e desde lá nossa parceria sempre foi de muito sucesso. Tudo isso se deu por ter os três como mentores, “Diga-me com quem tu andas, que eu te direi pra onde vais”. Eles desbravaram o mercado desde o início e passam o conhecimento do caminho pra quem deseja aprender. Gratidão por ter eles como líderes.


 Qual o diferencial que o Programa Ricos faz?


    R:  Iniciamos no projeto como representantes, passamos no cargo de coordenadores do Estado até chegarmos a ser plataforma Regional. O cargo exige muita responsabilidade, principalmente com as empresas parceiras, a plataforma coordena as atividades comerciais, financeiras e operacionais dos representantes da base.


 Qual o conselho que vocês dão para aqueles que queiram participar do ‘Programa Ricos’?

 

  R:  Estratégias, reuniões, mentoria com os líderes, treinamentos, feedback 1-a-1, reposicionamento e o incentivo ao mundo digital, (com lives etc.). 

 - Possuímos também uma grade dentro do programa voltada pra todos os parceiros, independente de cargo: 

TV Riquinho

Lives de Mentoria

Lives de storytelling dos líderes

Fábrica de Ricos (Voltado pra líderes), reuniões Estratégicas Semanais, possuímos agora um sistema de Eventos, Treinamentos e Mentorias que é o Método SEJA PRO.


 Quais os benefícios adquiridos pelo programa de formação de líderes?


  R:  Você que trabalha com Consórcio, não perde tempo. O senso de comunidade e responsabilidade, o propósito de ajudar o maior número colaboradores e clientes você não encontra em outro lugar nesse ramo. 

 - No programa você tem networking de pessoas de sucesso e imersões que certamente mudará a sua vida!

  - Existe uma prostituição muito grande hoje no mercado de consórcios, o que o macula bastante o setor. Porém dentro do ‘Programa Ricos’ nós aprendemos o passo-a-passo do consórcio e como sermos um diferencial positivo nesse mercado.  


Como as pessoas podem fazer para entrar em contato com vocês? 

 

 R:   Através dos nosso respectivo Instagram. @hebertlucasb   @brunna.francob ou através dos números (81)99183-7007  ou (92)98436-89089.

  

“Escolha Ser Rico, Escolha Ser PRO. Faça Parte!” 

 

 

2 de setembro de 2022

Gestoras falam de suas trajetórias e parceria com o ‘Programa Ricos’

 

       Foto: divulgação 


  Pamela Tauane e Maiara Sampaio possuem anos no segmento de consórcios e, atualmente, gerenciam a unidade do ‘Programa Ricos’, em São Paulo.

  Para falar sobre as suas trajetórias e parceria com o ‘Programa Ricos’ – formação de líderes de excelência, voltado para tornar pessoas aptas a serem empreendedoras de sucesso, e saberem como se manterem bem-sucedidas, que eu entrevistei as gestoras e parceiras, Pamela Tauane e Maiara Sampaio

 

        Foto: divulgação 


Quando e como vocês conheceram o Programa Ricos? 

 

 R: Conhecemos o ‘Programa Ricos’, no momento da pandemia, através das Lives para desenvolvimentos de profissionais do consórcio via Instagram.

 

Em que a formação do ‘Programa Ricos’ transformou a vida de vocês?

 

 R: A formação nos transformou pelo método de trabalho, plano de carreira, ensinamentos financeiros, mentorias e por ser um time com imensa união.

 

Qual o projeto de evolução que vocês pretendem obter a partir do Programa Ricos?

 

 R: Com o grande papel que ocupamos no ‘Programa Ricos’ nossa meta é bater grandes números não só na realização dos nossos sonhos, mais também na mudança de vida a partir do crescimento das pessoas que trabalham conosco. 

 

Vocês lançarão que evento em São Paulo e com qual finalidade?

 

R:  Método seja Pro - Phoenix que tem como objetivo o desenvolvendo pessoas.

  

Quais são as suas perspectivas de crescimento com o projeto?

  

   R: Crescimento do nosso time e atingir metas de milhões em meses, bem como, a evolução da mente de pessoas, tirando-as do zero e as transformando em grandes empresários.

  

O que representa para vocês os idealizadores da formação, Rita Lima e Igor Oliveira?

 

R:  Rita Lima e Igor Oliveira são mentores gigantes e que nos inspiram.

 

Como as pessoas podem fazer para participar do lançamento?

 

 R:  Buscamos pessoas que estejam dispostas a se desenvolver e crescer. Se você estiver nesse propósito, nosso time, é o lugar de desenvolvimento.

  

Qual o site e as suas redes sociais de vocês?

 

R:  Acessem nossas redes sociais. @podcastfenix  e @pamelatauane

 

 

 

1 de setembro de 2022

'Noite de lançamento - Sistema 5R-INDEX'.

  

     Foto: César Moncau 

Na noite do último dia (29), o lançamento do 'Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa' de Manoel Marcondes Neto, CEO do Observatorio da Comunicacao Institucional (O.C.I.) foi marcado por momentos de muito conhecimento e emoção.

 Na oportunidade, houve um bate-papo entre o professor e Marcela Argollo, sócia da 'All For U' e também docente na Fundação Getulio Vargas, no qual foi discutida, entre vários temas da gestão contemporânea, a relevância de um Manual de Compliance que permite avaliar organizações transversalmente sob o viés da Comunicação Organizacional.

 

       Foto: César Moncau

O lançamento contou com a presença de uma das revisoras técnicas do 'Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa', a relações-públicas Renata Ferreira, e, também, com a coordenadora do Observatório da Comunicação Institucional em São Paulo, Solange Villela, além de figuras representativas do jornalismo brasileiro, como a jornalista e apresentadora Analice Nicolau, o jornalista e apresentador Caetano Bedaque, e o jornalista, ator e candidato a deputado federal, André Gaetta.

       Foto: César Moncau 

 Manoel Marcondes Neto ressaltou “a importância do lançamento como um divisor de águas para o Observatório da Comunicação Institucional" e afirmou que o O.C.I. pretende difundir na imprensa escrita, de rádio, de televisão - e no meio digital - os preceitos do Sistema 5R-INDEX. Na sua avaliação, “o lançamento do Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa, agora em sua versão impressa, não teria sido possível sem o incentivo do professor Luis Bittencourt, colega professor e sócio da iVentura Editora, e de todos e todas que, de algum modo, colaboraram para a realização do evento na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis”.

 

 

Imagens: César Moncau

26 de agosto de 2022

Gestoras falam da parceria de sucesso por meio do 'Programa Ricos'

   

            Foto: Laura Rodrigues e Aline Silva.

 

  Laura Rodrigues e Aline Silva possuem mais de 4 anos no segmento de consórcios e, atualmente, gerenciam a unidade do ‘Programa Ricos’, em João Pessoa.

  Para falar sobre o poder de transformação do ‘Programa Ricos’ – formação de líderes de excelência, voltado para tornar pessoas aptas a serem empreendedoras de sucesso, e saberem como se manterem bem-sucedidas, que eu entrevistei as diretoras e parceiras, Laura Rodrigues e Aline Silva.

 

      Foto: Rita Lima e Igor Oliveira 

 

Quando e como vocês conheceram o ‘Programa Ricos’?

 

   R: Iniciamos no consórcio em 2018 e, sabíamos do projeto de crescimento de Rita e Igor, mas somente no inicio de 2022, que de fato começamos a fazer parte diretamente do ‘Programa Ricos’.

 

Qual a importância do ‘Programa Ricos’ nas suas vidas?

 

 R: Um novo jeito de ver o mundo empresarial e saber que existe um programa com processos e direcionamentos reais que podem e fazem a gente evoluir no financeiro e no profissional.

 

Em      que     e como           especificamente,    o ‘Programa Ricos’, transformou a vida de vocês?

 

   R:  Algum tempo atrás tínhamos ido procurar outras opções no mercado de consórcio e tivemos algumas frustações. Quando soubemos do novo projeto, o ‘Programa Ricos’, e sabíamos que os responsáveis eram Rita e Igor, que são grandes gestores, mentores e líderes, ficamos super felizes e confiantes. Mesmo porque já tínhamos trabalhado por cerca de 2 anos na base deles e, ao voltar para liderança com eles nos permitiu acreditar novamente na gente e, eles diariamente, nos auxiliam a melhor cada vez mais e saber que para todo o crescimento existe um processo a ser seguido.

 

Há quanto tempo vocês trabalham com Rita Lima e Igor Oliveira e, o que eles representam para vocês?  

  R:  Há 5 anos atrás já trabalhávamos na mesma plataforma, porém somente a partir de fevereiro de 2022 que fechamos parceria direta como Gestoras no Estado da Paraíba, e representando o ‘Programa Ricos’. Rita e Igor representam muita determinação, fé e perseverança de que os nossos sonhos podem se tornar realidade. 

 

Como foi para vocês chegar ao cargo de gerente de plataforma em nível de  estado as principais  funções de vocês?

 

    R: Passamos por diversos altos e baixos, mas chegamos aqui com muita persistência, disciplina e, acima de tudo, com honestidade. Hoje nós temos a missão de formar novos líderes, novos donos de suas próprias empresas e proporcionar crescimento profissional e financeiro para todos que desejam embarcar nessa maravilhosa jornada.

 

Qual o diferencial que o Programa Ricos oferece?

  

  R: Inovação, amadurecimento profissional, orientação financeira e treinamentos personalizados para cada integrante que faz parte do programa.

 

 Qual   o    conselho        que     vocês  dão     para   aqueles         que querem participar do ‘Programa Ricos’?

  

 R: Primeiro reconheça que precisa de auxilio e segundo se permita  passar pelos processos para ter de fato seu crescimento e, esteja 110% envolvido em todas as etapas que o ‘Programa Ricos’ oferece. 

 

Quais os benefícios adquiridos pelo programa de formação de líderes?

 

  R: Auto conhecimento, liderança eficaz, formação e crescimento

  

Como as pessoas podem fazer para entrar em contato com vocês?

 

  R: Somos uma equipe preparada para te receber. Estamos sempre conectadas através do Instagram @laurarodrigues_consortium e @silvaaline_07, ou através do WhatsApp (83) 99386-7203 / (83) 98835-4639 e e-mail: plataformaup@outlook.com.br.  Você que reside no Estado da Paraíba e quer fazer parte desse time estraordinário nos procure que lhe mostraremos o melhor caminho para o sucesso! 

 

 

25 de agosto de 2022

Estresse e pressão levam advogados à lona

 

                              Imagem: divulgação


O Brasil tem mais de um milhão de profissionais de direito. São Paulo é o líder no ranking, com mais de 282 mil advogados. Com 138 mil, o Rio de Janeiro ocupa a segunda colocação


O recente caso de um estagiário que se jogou do 7º andar de um escritório de advocacia, em São Paulo, na última quinta-feira (11/08), coloca luz sobre uma questão real: o alto nível de estresse em advogados. A profissão é observada com glamour por, constantemente, fazer parte de roteiros de filmes e de novelas destacando as performances dos profissionais nos tribunais, mas esconde um lado que leva ao adoecimento mental e físico.


Autora do primeiro estudo realizado no Brasil sobre a saúde física e mental dos advogados, a psicóloga e professora universitária Fátima Antunes, mestre em Psicologia Social com formação em gerenciamento do estresse pelo International Stress Management Association, afirma que o estresse é uma realidade inquestionável no segmento da advocacia, que se estabelece principalmente a partir das demandas psicológicas associadas ao trabalho e ao perfil exigido do profissional.


"Embora haja grande sofrimento por parte de muitos advogados e até mesmo estagiários, eles possuem dificuldade em assumir que precisam de algum tipo de suporte emocional. Na maioria das vezes precisam resolver sozinhos as demandas que se apresentam. Muitos dizem de forma equivocada e errada que o estresse em advogados não existe. Acho, porém, que com a situação da pandemia pelo novo coronavírus, as pessoas hoje entendem melhor que a saúde mental compromete a saúde física, as relações e os resultados do trabalho", analisa a psicóloga Fátima Antunes.


Autora do livro Estresse em Advogados, Fátima Antunes afirma que é fundamental que seja aumenta a possibilidade do entendimento sobre a importância de um olhar com atenção e zelo pela saúde mental, inclusive como forma de sobreviver à realidade da profissão. "A demanda psicológica dos profissionais é muito elevada. Portanto, é importante que se aprenda a lidar com a inteligência emocional. E, talvez, você pergunte: mas estresse na profissão não é igual para todas as carreiras? Não, cada profissão tem especificidades que devem ser consideradas de modo particular", ensina.


Segundo Antunes, é comum que os profissionais desta categoria adoeçam, seja por diabetes, pressão alta, problemas renais ou cardíacos ou transtornos psíquicos. Este quadro acontece porque o sucesso do trabalho de um advogado não necessariamente depende dele. O ganho de uma causa depende, no fim das contas, do entendimento do juiz, não necessariamente do desempenho de quem representou aquele processo. A pressão é grande, até porque, em muitos casos, a remuneração está associada à vitória da causa", destaca.

Antunes aponta outros fatores de risco para a saúde mental do advogado. "O serviço do advogado é solicitado quando existe algum tipo de conflito. Numa briga de casal, por exemplo, este profissional, sem o devido preparo para isso, tem uma função de mediador. O estresse é constante quando há qualquer tipo de questão jurídica em jogo", frisa. De acordo com Antunes, o advogado é preparado durante a sua formação para ganhar sempre. "É claro que isso não acontece. Então, é preciso aprender a lidar com a frustração de perder uma causa. O estresse não tem relação direta com a especialidade, seja criminal, trabalhista ou de família. O que mais conta é a pressão pelo êxito, até para garantir o retorno financeiro", avalia.


De acordo com o cadastro nacional de profissionais mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, há cerca de um milhão de profissionais de direito no país. São Paulo lidera a lista, com mais de 282 mil advogados, seguido por Rio de Janeiro (138 mil), Minas Gerais (102 mil) e Rio Grande do Sul (75 mil). Os estados brasileiros com menor número de advogados são Roraima (1,5 mil), Amapá (2,4 mil), Acre (3 mil) e Tocantins (5 mil).

Insônia? Temos uma live hoje a meia noite!

                                                                Imagem: divulgação


De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 65% dos brasileiros têm baixa qualidade do sono. Do total, contudo, somente 7% procuram ajuda médica.


Os tratamentos alternativos ou conjugados vêm apresentando uma ótima melhora na qualidade do sono e consequentemente proporcionando uma vida mais saudável para as pessoas que sofrem com a insônia. Em meio a tantas novidades que chegam ao mercado, a terapia combinada de Canabinoides é uma delas e, conforme estudos científicos, promete combater os distúrbios do sono com eficácia e segurança além de tratar os transtornos de ansiedade e dor crônica que normalmente vem associados às noites mal dormidas.


Portanto se você está nesse grupo e busca uma solução fitoterápica e eficaz para o seu problema, o neurocirurgião e diretor científico do Sechat, Dr. Pedro Pierro juntamente com o diretor técnico da FarmaUSA, Helder Colmenero te esperam para um bate papo na “Live da Insônia”, que acontecerá hoje, as 23:59hs de quinta para sexta no instagram do @sechat_oficial em parceria com a @farmausaoficial.


Não perca essa oportunidade de se atualizar! 


Com certeza as boas notícias farão você desfrutar de muitas noites de sono profundo.

 

 

22 de agosto de 2022

Presidente do Observatório da Comunicação Institucional lança ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’

    

                     Foto: Manoel Marcondes M. Neto  


   Manoel Marcondes M. Neto é doutor pela USP, com pós-doutorado pela UFF. É CEO do Observatório da Comunicação Institucional e Professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. 

   Às vésperas do lançamento do 'Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa', eu entrevistei com exclusividade, o autor da obra, o CEO do Observatório da Comunicação Institucional, Professor Dr. Manoel Marcondes M. Neto. 

        Foto: Manoel Marcondes M. Neto  


No próximo dia 29/08, o senhor estará lançando um 'Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa'. O que é, qual a importância do Manual, e para qual público ele está voltado?

 

 R: É fruto de uma pesquisa científica que coordenei e, junto com um aplicativo, integra o Sistema 5R-INDEX - ferramenta voltada ao exame de uma organização sob o viés das melhores práticas de comunicação. É, também, a pioneira Norma para testagem de Conformidade na área e se aplica para todo e qualquer tipo/porte de organização.

 

 Qual será o local e horário do lançamento do 'Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa'?

 R: Dia 29/08, segunda-feira, das 19 às 21 horas, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

 

 Segundo consta, a obra é a primeira Norma para testagem de Conformidade em relação às Melhores Práticas da Comunicação Organizacional. Quais seriam as melhores práticas da comunicação organizacional?

 

 R: Genericamente, posso listar as 5 instâncias/demandas de toda empresa, órgão público ou ONG - que são, justamente, os 5 Rs: Reconhecimento em seu meio social (identidade e marca), Relacionamento (pessoal interno e clientela), Relevância em seu segmento de atuação (diferenciais e concorrência), Reputação (relações públicas e gestão de crises), e Resiliência ('advocacy' e 'change management').

 

Há um aplicativo gratuito integrado ao Manual de Compliance. Quais os principais benefícios do aplicativo e como as pessoas podem fazer para baixá-lo?

 

  R: Quem adquire o Manual, tanto na versão impressa quanto digital, tem acesso ilimitado ao Sistema 5R-INDEX, funcional em smartphones, tablets ou desktops, para processar o exame de 210 quesitos estratégicos e táticos. Ao final, um 'score' geral final apontará a situação da organização frente a riscos de crises reputacionais e de imagem pública. Aqui.

 

 No dia do lançamento haverá um bate papo entre o senhor e a professora Marcela Argollo, da Fundação Getúlio Vargas, sobre ‘Compliance Humanizado'. O que é este ‘Compliance Humanizado'?

 

  R: Recentemente têm sido expedidas cada vez mais exigências legais de integridade e isto requer a preparação das pessoas - do fator humano das organizações - nas questões sensíveis, não só de Ambiente, Sociais e de Governança (a hoje popular sigla inglesa ('ESG'), mas, também, nas decisórias e éticas. Nossa solução é, pois, a mais abrangente do mercado, pois preconiza uma comunicação funcional, muito além da propaganda e da assessoria de imprensa.

 

 - No dia será sorteado um exemplar do Manual entre as pessoas que participarão.

 

 Como se dará este sorteio e como as pessoas poderão participar?

 

   R: A organização distribuirá senhas entre os que chegarem. E, para as primeiras 35 pessoas, ainda haverá uma gentileza - como brinde, um exemplar do pocket book 'A transparência é a alma do negócio'.

 

 O evento conta com o apoio do Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), uma sociedade educativa. Qual a importância do Observatório nesse sentido?

 

 R: O O.C.I. atuou como incubadora desta inovação tecnológica, ao lado da Universidade/CNPq. Isto possibilitou realizar defesas do construto técnico-científico diante de bancas examinadoras em três estados, uma pesquisa qualitativa com 250 gestores, e a realização de quatro projetos-piloto em organizações reais do primeiro, segundo e terceiro setores.

 

Quais as páginas onde as pessoas podem adquirir o novo Manual?

 

  R: O Manual em sua versão impressa será lançado neste evento.  Para participar do evento e adquirir o Manual acesse aqui. e a versão digital já está disponível na página da Amazon. Clique aqui ou basta pesquisar pelo meu nome completo: Manoel Marcondes Machado Neto