Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

12 de outubro de 2018

O Dia das Crianças e a Simplicidade da Vida

 No Brasil todos os anos em, 12 de outubro, comemora-se o dia das crianças. Na imagem ao lado, crianças brincam de maneira descontraída. Isto posto, eu não poderia deixar de refletir a luz, do que a meu ver, realmente importa,  a essência de ser e de manter dentro de si o espírito de uma criança. Criança é tudo que de mais belo pode representar a vida, seja pela inocência, doçura ou pela simples maneira de enxergar valor em pequenos, mas intensos momentos, em coisas simples, mas de uma representatividade estupenda. As crianças a todo momento sinalizam para nós, adultos, o quanto a vida é simples de ser vivida e que para tal não precisamos de tanto dinheiro.  Não que o dinheiro não seja importante. No entanto, penso que, ele, o dinheiro só proporciona comodidades o que, a rigor, é ótimo, mas nunca foi e jamais será tudo.

   Somos seres, sociais, ou seja, precisamos praticarmos e comunicarmo-nos uns com os outros e para a partir daí desenvolvermos habilidades dentro do campo das relações humanas como as dinâmicas do olho no olho, a importância do ouvir, colocar-se no lugar do outro, ser solidário, emanar boas energias através do amor ao próximo, ser tolerante dentre tantas características que formam a base de uma relação saudável entre todos. Pelo menos ao olhar para trás é o que leva-me a refletir sobre a temática. Ultimamente, tenho discorrido sobre questões políticas e fatos nebulosos cujos quais o Brasil e a humanidade como um todo tem vivido e fico a pensar e repensar o quanto que as relações sociais tomaram um outro sentido dentro do contexto atual. As pessoas estão cada vez mais, levando uma vida sem sabor, sem sentido e com mais estresse. As comunicações que antes davam-se a partir do olho no olho foram substituídas por aplicativos como whatsapp, facebook dentre outros mecanismos de comunicação virtual. Nada contra aos aplicativos, mas sim a obsessão na utilização dos mesmos. Não quero dizer que os tempos passados eram melhores do que os de hoje, até porque as pessoas e o mundo passaram e passam por constantes e necessárias mudanças. Mudanças estas, inclusive, mais do que necessárias para o desenvolvimento da civilização. No entanto, na minha concepção, todas as inovações são bem-vindas, desde que, sejam para o bem do desenvolvimento do ser humano e não para que, nós, vivamos enclausurados em mundos imaginários, envoltos a uma bolha de alienação, onde não haja uma conexão entre o mundo virtual e o mundo real. No final, tudo isto converge para que cheguemos ao mesmo fim, ao ideal de voltarmos a termos um mundo no qual as pessoas sejam mais humanas, empáticas, solidárias, interativas e que por meio desta perspectiva possamos termos um mundo constituído de adultos conscientes de que, o mundo melhor, que tanto idealizamos, começa a partir de nós, por meio de pequenas e construtivas atitudes. Para muitos tal filosofia de vida pode parecer irreal e utópica. Enfim, pensem como queiram. A grande questão é que o ser humano passou a deixar de ser ele mesmo, com defeitos e qualidades. Atualmente, muitos vivem na bipolaridade, ou seja, hora estão hiper alegres e em outros momentos hiper tristes ou deprimidos. Perdeu-se o sabor quando o adulto deixou de lado a importância de ser um adulto que apesar de ter responsabilidades, precisa ter uma visão de criança sobre o próximo e o mundo, pois uma criança não possuí e não pratica preconceitos, maldade, não tem desejo de destruir as coisas e muito menos as pessoas, como vejo nos dias de hoje.

   Enfim, neste dia tão importante, espero que, todos despertem dentro de si, por um minuto que seja, a criança adormecida que há dentro de cada um. Proponho que ao permitir-se fazer está viagem para dentro de si, todos busquem encontrar o equilíbrio perdido, o amor esquecido, a paz tão necessária, a compreensão e o amor ao próximo, independente de credo religioso, cor da pele, classe social etc. Viva o dia das crianças que são todos os dias!!! 


João Luciano Silva da Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário