Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

10 de novembro de 2019

Os Idosos e a Realidade do Século XXI



Da comemoração

   Todo o dia 01 de outubro, de cada ano, comemora-se uma das datas mais relevantes, o dia do idoso. Desta feita, eu não  poderia deixar de destacar a importância da vivacidade existente no idoso, sem contudo, combater as mazelas. A qualidade de vida é  um direito mais do que fundamental. Uma sobrevida com qualidade e felicidade. O idoso dos tempos atuais mudaram e quem cuida dos idosos precisam estar mais do que aptos a atenderem a tais exigências. Assistam abaixo, por gentileza, ao bate-papo sob a intermediação do Dr. Drauzio Varella e com as participações da geriatra, Dra. Ana Quadrante e da senhora Zita Bressante.


A importância dos idosos

  Os idosos sempre foram sinônimo de sabedoria e vivacidade. Todavia com o passar dos tempos a terceira idade foi ganhando outras percepções e as exigências tornaram-se maiores. Com a conscientização da importância do consumo de água, da ingesta de alimentos saudáveis e da prática de exercícios físicos, o idoso atingiu um outro status e sua jovialidade e estética foram prolongados a partir disso. Aquele idoso (a) que reclamava de dores ou que vivia uma vida sedentária, passou a viver mais  e melhor. A partir da mudança de hábitos sua qualidade aumentada. Daí a importância de um debate público acerca de como lidar com os idosos do século XXI e de como entendê-los dentro deste contexto de mudança. 

A realidade do idoso no século atual

   Muita coisa ainda precisa ser feita, mas algo é certo, os idosos de hoje jamais se igualam aos de antigamente. Tudo isto requer, de todos os jovens, uma percepção mais apurada e um olhar mais compreensivo e empático sobre os desafios quanto aos cuidados com a nova versão de idosos. Os idosos foram e sempre serão grandes incentivadoras para todos nós. Mas tratar da questão idoso é um paradoxo nos tempos atuais onde a terceira  idade possuí recursos cada vez mais avançados de estética e a consciência ampliada acerca da importância de se tomar bastante água, praticar atividades físicas e tantas outras atividades como o lazer, a utilização das redes sociais etc.

Do estatuto do idoso

 Com base na lei 10.741 foi estabelecido em 01  de outubro de 2003 é instituído o "Estatuto do Idoso", um instrumento com a finalidade de salvaguardar os direitos dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos de idade, a despeito dos que não possuem a miníma humanidade para com os seus pais, mães, avós, tios (as) etc.

A violência e o abandono

   Os idosos sempre foram vítimas de violências e do abandono das pessoas a quem eles sempre se dedicaram seja desde os seus parentes mais distantes aos filhos que puseram no mundo. Trata-se de uma fatídica realidade. No entanto, os dados estão aí e não se pode ignorá-los. A despeito do estatuto de idoso instituído pela lei: lei 10.741, sabemos que a violência e o abandono rondam a vida destes que sempre contribuíram para o progresso de nossa humanidade, quer seja no lar ou em uma casa de repouso, mas comumente conhecida como asilo. Falo com propriedade, pois cuidei da minha saudosa avó que foi quem criou-me e nesta direção sei muito bem, o que é e o que não é. Falo mais a respeito de minha história com minha saudosa e amada avó na matéria que fiz e publiquei em maio do ano de 2013. Segue o link: https://jluciano442.blogspot.com/2013/05/dia-das-maes_12.html.


Finalizando

  Falar e defender as causas dos idosos projeta-nos a um status de primeiro mundo, pois são os idosos que com muita luta  construíram boa parte do que está aí. Aprendemos com eles a enxergar a vida de maneira madura e a agir com sabedoria.


Instagram: joaolucianooficial



João Luciano




2 comentários:

  1. Quando cuidamos com amor e sabedoria ,também somos cuidados por aqueles que nos cercam!O
    afeto contagia e verte luz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, Marlene Pizon Teixeira! Gratidão pela sua rica participação. Suas palavras ratificam muito do que discorri.

      Excluir