Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

10 de novembro de 2020

Gisele Saccon revela técnicas de combate a depressão

  

                                                         Foto: Wendel Castro   

   Gisele Saccon é formada em Regressão, Hipnose Clássica e Clínica, PNL e Modelo da Mente pelo (GOBE BUSINESES LTDA) - Instituto Nacional reconhecido pelo ABED, possui formação em Personal & Professional Coaching e Leader Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC; é Terapeuta Holística com curso livre pelo instituto Cátia Bazzan e é formada também em Master Hipnose Clínica pela Universidade Brasileira de Hipnose - curso presencial. Página no Instagram: @bemestarpessoal2020. E- mail para contato:  bemestarpessoal2020@gmail.com


 
 A pandemia gerou um dilema de incertezas e provocou o isolamento social da humanidade, o que a rigor, intensificou a depressão nas pessoas que já se tratavam, e acometeu muitas que passaram a sofrer de uma tristeza mais acentuada, depressão e crises de ansiedade. Com base no atual contexto de pandemia e com o intuito de levar as pessoas um direcionamento que eu entrevistei a Terapeuta Gisele Saccon. 

 


Quais as características da depressão?  


    Gisele Saccon -  Hoje nós sabemos, que a depressão é um transtorno mental causado por alterações de humor e comportamento constante, em que a pessoa passa a viver em um estado de negativismo, desesperança, apatia, pessimismo entre outros. 

Como se dão os tratamentos? 

   Gisele Saccon Em grande parte dos casos o tratamento é iniciado a partir de um ponto de gatilho, onde a  pessoa pode ter sofrido algum trauma emocional na infância ou adolescência, onde ela carrega isso para a sua vida adulta e não sabe, tendo assim problemas futuros. Sabendo dessas definições eu criei um protocolo onde junto todas as técnicas de Coach, Terapia Holística e Hipnose terapêutica no trato da depressão. 

Quais as ferramentas de Coach, Holística e de Hipnoterapia você utiliza no combate a depressão?  
   
 Gisele Saccon   Trabalho com as ferramentas da Terapia Holística, tratando com sessões de Reiki e Alinhamento de Chakras, para trazer a harmonia e manter o equilíbrio emocional do cliente; 

   - Auxilio o meu cliente com exercícios para fazer em casa a partir da automotivação, faço um cronograma da semana, onde incluo, exercícios físicos, áudios de meditação para que ele continue com o equilíbrio mental saudável, dou sugestões de convivência com amigos e o que ele mais gosta de fazer (ler, cinema, passear no parque, etc.); 

  - Faço um acompanhamento diário pelo whatsapp, para saber como o meu cliente acordou, como foi o seu dia e saber da sua evolução. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e com isso ajuda-o a voltar para o seu convívio social mais rápido e ter forças para encarar o tratamento com serenidade e leveza. 

- A hipnoterapia é um complemento a mais no tratamento, fazendo com que o meu cliente entre em um estado de relaxamento, o famoso transe, onde conseguimos acessar o subconsciente, para que o cliente tenha percepções diferentes de eventuais memórias traumáticas. 


Quais os benefícios de cada uma das ferramentas? 

   Gisele Saccon Todas as ferramentas juntas trazem os benefícios de você ter o seu autoconhecimento, saber mais sobre o seu humor, você consegue identificar os seus sentimentos e qual deles que te afetam emocionalmente e que te levam para esse quadro de depressão. Daí você consegue entender melhor o seu comportamento diário, ter mais controle da sua vida e criar defesa emocional para lidar com certas situações do dia a dia. 


Na pandemia o que tem promovido o expressivo aumento da depressão? 

   Gisele Saccon Hoje têm estudos do ministério da saúde, que comprovam que a pandemia só fez aumentar a famosa depressão em nossa população. As pessoas não estavam preparadas psicologicamente para a pandemia, um confinamento de tanto tempo dentro de casa. O convívio social foi quebrado e isso foi a gota para a maioria da população adoecer mentalmente. 

   - Uma porcentagem alta dos trabalhadores e até mesmo as pessoas comuns, precisavam sair de casa todos os dias, algumas para trabalhar e outras tinham a sua rotina matinal e, com toda essa mudança fez com que o equilíbrio mental fosse abalado, trazendo a doença que tantas pessoas possuem e não sabem “A depressão” 

Como terapeuta qual tem sido o seu maior desafio no momento? 

   Gisele Saccon Fazer com que os meus clientes, tenham foco e esperança e que acreditem que tudo na vida pode melhorar. É só uma questão de mudar a rotina, seus pensamentos e cuidar mais de você mesmo. 

Quais os sinais básicos de depressão e como identificá-los? 

    Gisele Saccon -  A maioria dos meus clientes chegam sem foco, dores no corpo, insônia, falta de apetite, cansaço constante, frustações em relação ao trabalho ou ao relacionamento dentro de casa, vivem tristes, desanimados, sem perspectiva para nada, mudança de humor entre outros. Esses sinais são identificados na primeira sessão onde é feita a Anamnese (questionário para conhecer melhor o meu cliente). 

Qual o conselho que você dá para quem esteja enfrentando a depressão, sobretudo neste momento? 

   Gisele Saccon -  Procurar ajuda de um profissional para você ter um acompanhamento semanal e diário.  "Depressão é coisa séria e se não cuidar pode levar ao suicídio". 

Quais os casos em que é recomendável o atendimento psiquiátrico? 

  Gisele Saccon -  Quando ao longo do tratamento eu percebo que mesmo com todo o esforço da terapia ele (a) não conseguem eliminar alguns vícios ou mudanças de hábitos de problemas maiores como: o Álcool, drogas ilícitas e bipolaridade. Nesses casos, eu recomendo fazer um acompanhamento com um psiquiatra, que terá a autoridade para indicar medicações que auxiliem nesses distúrbios. 

As atividades físicas ajudam a superar a depressão? Quais as atividades mais recomendadas? 

    Gisele Saccon -  Sim.  A prática regular de qualquer atividade física auxilia no bem estar do cliente, trazendo assim um equilíbrio melhor das suas noites de sono e faz com que diminua a sua ansiedade e estresse do dia. As atividades físicasTambém contribuem para que o cliente deixe de lado o foco do problema, enquanto pratica os exercícios fazendo com que a endorfina seja liberada e traga aquela sensação de leveza, e ele volte a enfrentar aquele problema com uma outra visão. 


Instagram: @joaocostaooficial

  

João Costa 



4 comentários:

  1. Sensacional esta matéria e muitíssimo pertinente. Parabéns João Costa por administrar este espaço tão importante de conhecimento e parabéns à Gisele Saccon por dividir esse conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gratidão é toda minha prezado (a)!!!

      Excluir
    2. Fico grato pelo carinho! Mas nada teria sido possível, sem o profissionalismo da minha entrevistada, a especialista, Gisele Saccon!

      Excluir
  2. Parabéns amigo João Costa e Gisele Saccon, por tão importante relato sobre a depressão neste momento de Pandemia que estamos passando. Uma entrevista perfeita e muito esclarecedora! Gostei muito do método como a profissional Gisele Saccon trata seus pacientes! Sucesso aos dois grandes profissionais! João Costa e Gisele Saccon!

    ResponderExcluir