Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

3 de agosto de 2021

Mostra Fotográfica de Hugo Taques, intitulada Poesia da Sombra II – Diversidade

                             Imagem/divulgação


   Tudo pronto para abertura da Mostra Fotográfica de Hugo Taques, intitulada Poesia da Sombra II – Diversidade, no próximo dia 11 de agosto, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, cuja temática é o nu artístico feminino. Serão expostas 50 imagens captadas pelo profissional com a sutileza típica de um mestre da arte visual que agrega a esse trabalho a sensibilidade de uma alma poética o suficiente para focar o belo em corpos femininos independentemente do padrão estético.



  A exposição, portanto, é uma leitura da diversidade estética do gênero. Pelas imagens o autor revela destaques fascinantes em cada corpo: sobrepeso, rugas, flacidez, e traços que remetem a uma estética masculina realçando incrivelmente o sexo oposto. Enfim, a mostra artística traduz a mensagem do acolhimento das diferenças, o que tem sido desafiador para a contemporaneidade.

   Segundo o curador da exposição, Fredy Correia, esta segunda mostra faz parte de uma trilogia sobre a temática para a qual Hugo já começou captar imagens e planejar a terceira. Dessa vez foram convidadas e fotografadas dez mulheres cuiabanas e maceioenses de diferentes biotipos, idade, orientação sexual e etnia, dando ênfase à diversidade.

   Poesia da Sombra II – Diversidade ficará aberta à visitação até o dia 13 de setembro. As obras também poderão ser visitadas de forma virtual, para isso basta acessar o endereço http://www.diteal.al.gov.br/tour360/ e fazer o tour 360 graus observando em detalhes cada uma das 50 fotografias.

Quem é o artista?

  Hugo Taques realizou sua primeira exposição individual em Maceió em maio de 2015 no MISA - Museu da Imagem e do Som de Alagoas. Foram 30 fotos com modelos magras, altas e jovens. Nesta segunda o olhar do artista mostra que sensualidade e beleza são valores subjetivos e não são exclusivos de nenhuma tipologia de beleza. “Foi um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza no trato com as fotografadas. Exigiu confiança mútua, desde o convite para participação do projeto, passando pelas sessões de fotos no estúdio, até a seleção das imagens,” disse Taques.

  Segundo ele, que é natural de Mato Grosso, mas radicado em Maceió- AL, há 16 anos, Poesia da Sombra II – Diversidade, tem uma proposta totalmente inclusiva e aborda questões sensíveis atuais, por vezes polêmicas e permeadas de preconceitos, como a mulher trans, a mulher idosa, negra, magra, plus size e também as portadoras de deficiência física. “Todas elas são reveladas em seus traços mais fortes de plena beleza e naturalidade”, resume o artista.

  Hugo Taques é formado em História pela UFMT, e fotógrafo há mais de 20 anos; aos 63 anos mantém sua paixão por ambas as áreas, inclusive ministra palestras sobre História da Arte e Fotografia Contemporânea. Ele costuma dizer que sua relação com a fotografia é orgânica e que está em constante busca de conhecimentos para se manter vivo e atual.

SERVIÇO:

  O quê: Exposição Fotográfica (física e virtual) Com 50 imagens monocromáticas ( preto & branco ), medindo 50 X 70 cm, produzidas em estúdio com técnicas de luz e sombra de alto contraste. Título: Poesia da Sombra II – Diversidade Autor: Hugo Taques (fotógrafo) Onde: Presencial: Complexo Cultural Teatro Deodoro (Praça Deodoro –Centro – Maceió) Virtual: http://www.diteal.al.gov.br/tour360/ Quando: Inauguração 11 de agosto. Visitação 11 de agosto a 13 de setembro/21. (Agendamento de visitas guiadas a grupos de escolas e instituições sociais pelos telefones: (82)3315-5660, 98884-6885 e pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com) Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Aos sábados, das 10h às 13h.

 Contatos com o foto artista Hugo Taques: WhatsApp: (82)99924-5154 Email:htaques@gmail.com Redes Sociais: Instagram: @hugotaques e @hugotaquesarte Facebook: Hugo Taques Portfólio: www.flickr.com/photos/189605760@N06


 

Um comentário:

  1. Obrigado pelo apoio na divulgação deste meu trabalho que já está levantando alguns questionamentos. Essa é a função da arte, fazer as pessoas pensarem, refletirem. Valeu, de verdade, Joao Costa.

    ResponderExcluir