Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, a ABIS, principal entidade no segmento, irá celebrar nesta quinta-feira, dia 23 de setembro. o Dia Nacional do Sorvete. Desde que a ABIS criou, instituiu e lançou em 2002 a data no mercado, "a comemoração, que já faz parte do calendário oficial brasileiro, é motivo de júbilo para o universo sorveteiro em todo o País".
A afirmação é do presidente da
entidade, o empresário Eduardo Weisberg, que destaca ainda que a ideia é
expandir a visibilidade do produto, marcando o Dia Nacional do Sorvete como o
início das estações mais quentes do ano e, ao mesmo tempo, enfatizar os
benefícios nutricionais do sorvete como alimento, estimular o aumento da
produção e a sua comercialização nos pontos de venda. Segundo o presidente
da ABIS, "comemorar este dia tão importante é estimular o
consumo e oferecer mais possibilidades de negócios aos empresários do setor".
De acordo com Weisberg, o sorvete é um
produto prazeroso para a nutrição, rico em cálcio, vitaminas, proteínas e,
conforme as formulações, também em fibras. É um produto indulgente e pode fazer
parte do dia a dia do consumidor, que a cada dia está mais exigente: "por
isso definimos o consumo do sorvete atualmente como um ato agregador e
aglutinador".
Diferentemente de anos anteriores,
Weisberg define o atual mercado de sorvetes como um momento de transição
positivo: "até o início de 2020 a tendência era de crescimento, mas a
pandemia nos levou a uma retração nas vendas. E, por isso mesmo, de consumo.
Hoje, sentimos que já estamos a caminho da retomada de um recrudescimento do
setor. Nesse sentido, acreditamos que em breve atingiremos novamente os volumes
anteriores à Covid 19. A nossa expectativa é que na virada do ano, final de
2021, o mercado de sorvetes já esteja estabilizado e normalizado em todo o
País. Por isso estamos trabalhando com os associados da entidade a criação de
alternativas de crescimento, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a busca
por resultados positivos".
Desde 2020, a entidade vem trabalhando
a partir da campanha promocional intitulada "Movimento Sorvete Pode"
uma maneira de informar o consumidor final sobre os benefícios do produto, que
ele pode ser consumido o ano todo, que são produzidos sorvetes com frutas, à
base de leite, sorvetes artesanais etc. Em suma, que o setor tem produtos para
todas as faixas etárias e classes sociais - entre outros atributos.
O Setor
Existem no País cerca de dez mil
empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes industriais e
artesanais, que respondem pela geração de 100 mil empregos diretos e mais de
200 mil indiretos. Sendo que nesse universo, 92% são micro e pequenas empresas.
Atualmente o consumo de sorvetes no Brasil, dividido por região, registra os
seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste
(9%) e Norte (5%). Atualmente, antes da pandemia, ressalte-se, o consumo médio
per capita de sorvetes no Brasil, tomando como referência o ano de 2019, gira
em torno de 5,29 litros por ano. Ainda tomando como base e referência o balanço
de 2019, o segmento de sorvetes movimenta anualmente no País em torno de 13
bilhões de reais.
Mais informações sobre o segmento
poderão ser acessadas pelo site da ABIS: www.abis.com.br
A ABIS
Fundada em 2002, a Associação
Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), que representa
toda a cadeia produtiva, inclusive sorveterias e gelaterias artesanais, tem por
objetivo contribuir para o desenvolvimento contínuo das empresas do setor. Por
meio da divulgação das vantagens e benefícios do sorvete, ressaltando sempre suas
qualidades e seu valor nutritivo, a entidade procura criar condições adequadas
para o crescimento contínuo das empresas associadas. Como representante do
segmento, a ABIS preconiza a união de todos em prol do desenvolvimento geral,
sejam empresas de maquinário e equipamentos, de insumos, de processamento
industrial ou artesanal.
Instagram: @joaocostaooficial
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