Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

28 de abril de 2020

O COVID - 19 e o Colapso na Saúde Pública

    Foto: pursuit.unimelb.edu.au

    O colapso na saúde pública brasileira não é mais uma novidade, porém precisamos noticiar os fatos em plena crise de pandemia mundial. A realidade a ser tratada é a da população brasileira. A percepção é terrível para o povo que chega aos hospitais de Manaus. Uma realidade estarrecedora e que, exige do poder público uma rápida atitude. Pessoas sem (EPI) “Equipamento de Proteção Individual”, funcionários da saúde sem receber salários há meses, parte da população amazonense ignorando os cuidados com a saúde dentre tantos outros dilemas e as vítimas do COVID 19 sendo enterradas todos os dias. Diante de nós, um quadro de desespero e preocupação no estado do Amazonas. Este é o Brasil de proporções continentais que nos mostra a cada momento, uma cena assustadora e sem perspectivas. Assistam abaixo, por gentileza, a reportagem no "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo colega, o jornalista: Roberto Cabrini:

A realidade

  Nas últimas 24 horas foram registrados 474 casos de vítimas do COVID - 19. Fonte: Site: UOL. Segue link: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/28/coronavirus-brasil-mortes-casos-confirmados-28-de-abril.htm. Os indicadores informam que chegamos ao maior número de mortos dia, em todo tempo de quarentena, passando inclusive, o número de mortos na China. Ao longo de semanas venho discorrendo sobre o Coronavírus, suas nuances, os hospitais e fico muitas vezes, sem encontrar as palavras certas para descrever o que estamos vivendo. Muitos negam, outros admitem a existência da pandemia, fato é que temos um gravíssimo problema de saúde pública. Em contrapartida, não temos condições de trabalho para os profissionais da saúde etc. Trata-se de uma situação crítica e vergonhosa. O Brasil, atualmente, lida com uma saúde péssima, crise econômica e se não bastasse, uma crise política.   O que salva na área de saúde, são os profissionais que por amor a profissão põe a própria vida em xeque, trabalhando muitas vezes, sem a mínima segurança.  O cenário é caótico, a união e a solidariedade são imprescindíveis entre todos. Em uma das séries de matérias que fiz, falo sobre a importância dos profissionais da saúde: https://jluciano442.blogspot.com/2020/04/profissionais-exemplos-negligencia-e-o.html.

Quais as reflexões do momento

   Quisera eu, que tudo que estamos vivenciando na pele, fosse um caminho para que a humanidade evoluísse, mas o grau de insensibilidade humana, sem generalizar, têm sido tão grande que ao passo que encontramos pessoas quebrantadas e inclinadas a ofertar o seu amor e solidariedade ao próximo ainda estamos muito a quem do grau de desenvolvimento que deveríamos estarmos dada a circunstância do momento. De cada momento deveria ser extraída experiências, humanização, a importância para o desapego a bens materiais, como vejo muitos terem. Será que diante de um cenário de mortes as pessoas não se atentam para o capital humano? O que precisamos viver ou sentir para ter o entendimento de que só por meio do amor, solidariedade, e sobretudo da fé que viveremos em um mundo melhor.

Políticas públicas em xeque

   Triste ver, que autoridades se digladiam em vez de se unirem em prol da vida humana.  É um descaso e um desrespeito sem precedentes. A informação precisa chegar, mas levar estas informações não é nada fácil em tempos em que só se fala em pandemia. No entanto, é necessário levar a informação de modo a promover a segurança de todos e garantir a vida daqueles que se encontram largados em hospitais, sem o mínimo.

Manipulação política 

   A bem da verdade, se sabe que há em meio a este contexto de pandemia mundial, os políticos sem escrúpulos, que se utilizam da situação para fazer a manipulação do povo mais pobre a fim de adquirir votos, haja visto, que estamos em ano eleitoral no Brasil.  Cabe a cada um de nós, analisar os discursos e procurar agir com serenidade.

Finalizando

A fé, independente de credo religioso, é o único caminho para que tenhamos e prossigamos com a força necessária diante de situações de milhões de famílias em todo o mundo, que tenham perdido os seus, bem como, a todos que se encontram em isolamento social. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas desta pandemia. 


6 comentários:

  1. Eu ainda tenho esta esperança, que esta pandemia será para um novo pensamento mundial em relação à caridade, ao amor ao próximo e espiritualmente, à união entre os povos. Achou sim, que meu sonho será realizado um dia.
    Parabéns pela maravilhosa reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a), gratidão pela sua rica participação. Os dias não são dos melhores. Contudo, creio sempre, em um futuro melhor. As pessoas precisam se preservar e ficar em casa. Sei que falar para ficar em casa, não é nada fácil para os que nada tem, mas o bem mais precioso que temos é a vida. Precisamos zelarmos pela vida. Que seus sonhos e o de todos nós se tornem realidade. Sobretudo, que o ser humano se melhor um com o outro.

      Excluir
  2. Meu Deus do céu isto é muito triste. Em que ponto nós chegamos. Gente negar assistência médica para uma pessoa que está precisando de cuidados médicos. Trata-se de um crime contra a humanidade. Uma vergonha e muito triste mesmo. 😭😭

    ResponderExcluir
  3. Trata-se de uma calamidade pública que precisa ser denunciada e resolvida pelo poder público. Afinal, pagamos impostos.

    ResponderExcluir
  4. Que matéria meu amigo!
    Sinceramente não sei nem mais o que pensar , falar sobre o que estamos passando neste momento , a dor da perda de um ente querido é muito dura , principalmente que há a negligência, eu por si própria senti na pele com o meu tio.
    Exatamente há 24 dias ele veio ao óbito por uma negligência ou falta de capacidade, sinceramente não sei dizer ...
    Vergonhoso o que estamos vivendo nesse Brasil, já é ruim por essa praga que está nos rodeando e ainda se torna pior por negligência generalizada de ambas as partes, uma calamidade pública que não sabemos se chegará ao fim !!!

    ResponderExcluir
  5. Prezada leitora, Bianca Morouço! Antes de tudo, meus sentimentos a você, pela perda de seu tio. Gratidão pela sua participação, que vai de encontro a realidade que estamos vivendo. Trata-se de uma verdadeira lastima.

    ResponderExcluir