Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

26 de maio de 2013

Democracia

 Penso que, nunca tivemos o pleno exercício da democracia em nosso país, embora com as emendas a constituição e sua promulgação em, 05/10/1988 o Brasil tenha sido elevado a categoria de Estado Democrático de Direito. A constituição Brasileira pode ser chamada de Mgna carta, pois passou por vários processos até levar o nosso país a um sistema constitucionalista. A constituição Brasileira foi a que sofreu mais alterações. Aproximadamente 72 emendas e 6 revisões e de nada alterou a qualidade de vida dos cidadãos Brasileiros que tanto padecem.

 Como que podemos reafirmar uma mentira porquê até que se prove o contrário a democracia existe apenas nos papéis o que a torna subjetiva e não pratica na vida de todos nós cidadãos. Temos exemplos bem claros disto se fizermos uma análise mais apurada e nos atentarmo-nos que somos obrigados: a votar, se não fazermos temos os nossos direitos no que refere-se a participação em concursos públicos tolhido, nosso CPF(Cadastro de pessoa física) documento de elementar importância no exercício da cidadania bloqueado e etc. A partir disto podemos dizer que exercemos o nosso direito democrático? Claro que não. Infelizmente caros leitores vivemos em um país onde impera a hipocrisia política e a subjetividade. A consciência sobre isto não passa pela cabeça de muitos, o que a rigor é lamentável. Trata-se até de um fato compreensivo uma vez que vivemos em um país onde boa parte de seu povo carece de conhecimentos e vive a cultura do não interesse em tomar conhecimento dos mesmos, o que é provocado por um sistema que me perdoem a palavra que é nojento, manipula e aliena as pessoas mais incautas  contribuindo assim para a perpetuação das ilegalidades existentes.

 Enquanto a mentalidade de muitos não mudarem e continuarmos a vivermos em um país onde muitos aceitem pacificamente a forma como é imposto este autoritarismo absurdo, não viveremos em um país democrático, mas sim em um sistema ditatorial aonde como bem retrata um dito popular: - “manda quem pode e obedece que tem juízo”.  Precisamos mudar esta frase para: “Manda o cidadãos pagadores de seus impostos e obedecem os que foram colocados no poder para lutarem pelos nossos anseios”. Caros leitores, a bem da verdade os governantes Brasileiros possuem um poder dado por nós através dos votos. São postos no poder pelos cínicos discursos que fazem sem generalizar em épocas de eleições, dizendo que vão mudar tudo. Nós temos que banir esta corja corrupta que mancha o cenário político  e histórico Brasileiro. Precisamos de maneira ordeira e legítima, ir para as ruas reivindicarmos os nossos direitos como na foto em tela dos "caras pintadas" um movimento estudantil que marcou muito um momento crítico pelo qual o nosso país  passara no ano de 1992. A referida mobilização foi crucial para o impeachment do então presidente Brasileiro a época: Fernando Collor de Mello por inúmeros motivos. Não adentrarei em detalhes aqui, pois envolvem muitos fatos e contradições, que não quero tecer nenhum tipo de comentário, pois para isto eu teria que aprofundar a questão e o tema em pauta não é este, embora a mobilização para a saída do referido presidente o tenha. Desejo contudo, que a  idéia de mudança aqui defendida sirva de modelo para o Brasil e o mundo. Reflitam e tenham um ótimo dia!




João Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário