Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

4 de julho de 2022

Sambistas Jorge Aragão, Moacyr Luz, Gabrielzinho de Irajá e o ator David Júnior são clientes da Neri Modas. Lázaro Ramos já atuou com figurinos da marca

 

       
 Foto: Itálo e Lázaro Ramos 


O empreendedor do segmento moda Italo Willian, 37 anos, dedicou-se ao futebol, entre os 10 e os 23 anos, treinando em clubes da terceira divisão, mas a sua melhor atuação é compartilhar o empreendedorismo com a esposa Ana Cristina e a mãe Iara Neri. Ele percebeu o chamado do empreendedorismo. Em 2017, buscou se preparar no Sebrae, o que lhe rendeu conhecimento e uma vitória que fez toda a diferença. A marca dele Neri Modas foi selecionada em edital de moda afro da instituição.

Segundo Italo Willian, que também é ator, a história com o empreendedorismo começou na necessidade de querer ser protagonista financeiro da própria vida. “Com a desistência do futebol, eu observei a oportunidade quando minha mãe fez algumas roupas para mim. Quando cheguei ao Samba do Trabalhador, no Rio de Janeiro, com o figurino da minha mãe, a galera curtiu de verdade. Daí tive a ideia de começar meu empreendimento”, conta.

Neto de Adelaide Neri, costureira de reconhecimento pela competência e amor à arte da costura, e filho de Iara Neri, modelista com destaque no mercado profissional, o jovem Ítalo Willian, não considera difícil a tarefa de empreender no segmento moda. “No meu caso não é complicado, pois o meu convívio familiar já envolvia o processo de produção de moda. Quando criança eu via a minha avó e a minha mãe na máquina de costura e saia com elas para comprar tecidos. Por isso, hoje, para mim, fica muito mais fácil entender todo o processo”, explica o empreendedor.

De acordo com o consultor empresarial Ricardo Seperuelo, empreender é atravessar um deserto, mas a travessia não precisa ser feita de forma solitária. Ítalo Willian acredita e pratica esse pensamento. “A Neri Modas é construída diariamente com as minhas ideias e as observações da minha esposa, a também empreendedora Ana Costa, que produz boneca de pano, e da minha mãe. Elas são o meu norte. Minha esposa é a parceira perfeita. Com ela tenho um outro olhar, tanto no processo como nas pesquisas sobre os produtos. Minha mãe é a modelista, a criadora dos figurinos que agradam os clientes. Ambas são minhas referências”, avalia.

Em todo percurso do empreendedorismo, há novos desafios para que sejam superados. A pandemia provocada pelo novo coronavírus é uma barreira econômica mundial e, claro, a Neri Modas precisou apostar além do ponto físico de vendas. Uma das saídas foi acreditar no potencial da venda online. Ítalo Willian diz que procurou entender a pandemia e a se preocupar com os clientes. Com um mês e meio da nova realidade, ele seguiu a estratégia de participar de lives para alavancar as vendas online.

“A minha primeira participação em live foi em uma produzida pelo ator Lázaro Ramos. Ele estava fazendo as lives para oferecer espaço para empreendedores falarem sobre os seus negócios. Foi muito positivo aquele momento de conversa com o Lázaro Ramos. A partir daquele instante aproveitei para iniciar as vendas online", afirma Ítalo.

Empreendedorismo também é feito com coragem, mesmo em cenário econômico duvidoso. Pensando em diversificar os produtos e também realizar um sonho de criança, Italo Willian está lançando o relógio de pulso. Ele conta que a questão do relógio, na verdade, é um sonho de infância. “Quando menino minha avó Alaíde recebia revista de vendas de produtos - revista Hermes - eu adorava folhear a revista e parar na página de relógios. Eu ficava todo bobo só em olhar as fotos dos relógios. Um dia joguei para o universo, pensei: ainda irei ter uma marca de relógio. Hoje, com muito planejamento, ele está à venda”, conta com a emoção estampada nos olhos.

O negócio de Italo Willian, desperta interesse pela qualidade e pelo bom gosto e pela valorização da identidade negra. Inclusive, atores e cantores são clientes da Neri Modas. "Os sambistas Jorge Aragão, Moacyr Luz e Gabrielzinho de Irajá são nossos clientes, usam nossas roupas, assim como o ator David Júnior. O ator Lázaro Ramos já usou o nosso figurino no programa Espelho, no Canal Brasil”, dispara com orgulho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário