Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

25 de junho de 2013

O Egoísmo e os seus Reflexos



 O egoísmo demonstra uma das piores atitudes que um ser humano pode ter e assim atrai para o mesmo consequências imprevisíveis, pois  nunca sabemos como será o nosso futuro. O colocar-se no lugar do outro é elementar para a evolução de uma humanidade. Destaco aqui também,  a importância demasiada a que muitas pessoas dão ao dinheiro, como se tal representasse um Deus. Os piores egoístas não são os que negam dinheiro, mas os que negligenciam em pequenas coisas que deveriam e deixam de fazerem como em  simples gestos de não darem um sorriso, um bom dia, muito obrigado e relacionarem-se com todos sem qualquer exceção ou discriminação. Repudio totalmente  comportamentos segregadores como estes, pois afinal de contas o que somos? Sempre digo que está vida é uma mera e  curta passagem e que dela nada levamos. Agora uma coisa é certa deixamos para traz como legado inquestionável a nossas boas obras e estas são constituídas de exemplos plausíveis que damos sinceramente ao nosso próximo sem querer retorno algum. Reflitam sobre o tema em pauta, pois ele os remeterá a uma idéia lógica de que na vida sempre receberemos uma negativa sobre algo ou outro que almejemos, o que é a coisa mais normal. Esta naos nãos que a vida dá o que determina umas das mais admiráveis virtudes de um ser humano que é a superação. 

 Devemos  sempre considerar  que oferecemos é o desejamos recebermos. Infelizmente várias pessoas não se apercebem disso e por uma visão tacanha imaginam que por terem tudo não importa o que as demais pessoas possam estarem vivenciando. Isto tem um nome: “ Egoísmo”. Do que valem as obtenções de conhecimentos, experiências e acúmulos de títulos se não os utilizarmos na ajuda permanente dos menos  favorecidos? E as conquistas financeiras se não sabemos repartir um pouquinho que seja com quem nada tem? Não precisa ser necessariamente dinheiro. Pode ser com um agasalho, cobertor, alimentos sem contudo deixar de ensinar aos mesmos os caminhos para que tais façam as suas pescas e não fiquem a viverem comendo na mão de quem quer que seja. Trata-se de um fato lastimável, mas  vejo muitas pessoas  terem uma atitude muito triste quando alguém esta passando por algum problema. Não raro estas somem, pois os egoístas fogem como se tais lhes fossem pedirem dinheiro quando na verdade o que mais precisam está muitas vezes em uma simples atenção.

 Observo a história de vida de pessoas que são compradores compulsivos,.e vejo que tantas pessoas possuem coisas que sequer usam, mas que também sob hipótese alguma dividem ou dão para quem esta precisando. Sempre tive a visão da doação e não digo isto para passar uma imagem de bom zinho não, pois vejo que é um dever que cabe ao bom senso de cada um. Infelizmente não vejo muitos terem esta visão o que é muito triste. Isto revela uma pequenez de pensamento tão grande que me faz questionar porquê milhares de pessoas vivem em suas religiões e apregoam com tanto fervor o bem se na pratica existe uma constatação clara de que poucos são os que verdadeiramente seguem este mandamento.  Como na imagem em tela, eu tenho certeza que somente unidos construiremos um mundo melhor. Dirijo-me a todos que acompanham o meu blog no Brasil e no mundo, e digo-lhes com toda a humildade: Sejam melhores a cada dia, pois não terão  nada a perderem. Ainda que não  lhes  deem o valor que esperem. Prossigam fazendo o bem, pois somos todos irmãos e nada é mais importante abaixo de Deus, independente de credo religioso, do que sermos genuinamente humanísticos. Reflitam que a qualidade das sementes que plantarmos a cada dia será a projeção dos frutos que colheremos no futuro. Juntos construiremos um mundo melhor. Tenham um ótimo dia!




João Costa.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, João. Vejo mesmo que és uma pessoa integra. Não só apenas pelo que escreve, mas por praticar aquilo que escreve. A integridade também é uma grande falha, atualmente. Há pessoas que se mostram super inteligentes e atenciosas nos seus discursos, enquanto na sua vivência são meramente cínicas. O que não é o seu caso.
    Estou gostando bastante desse blog, tenho de compartilha lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor Alexandre, penso que viver o que falamos é elementar dentro do contexto civilizatório, e isto nos reveste da propriedade necessária para que levemos um novo conceito de vida à todos. Saber que existem pessoas, que como você, valorizam o meu trabalho é muito satisfatório. Considero-me apenas um instrumento, para fazer com que todos reflitam sobre a vida, pois o que a humanidade faz hoje, projetará o seu futuro. Humildemente, gradeço os seus elogios e os dedico à Deus independente de credo religioso, pois até aqui ele tem me ajudado.

    ResponderExcluir