Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

2 de agosto de 2019

Os Hackers e os Dilemas dos Crimes na Internet


 Falar sobre a apropriação indevida e, portanto, criminosa de informações, a pratica delituosa de transações bancárias por meio do hackeamento de informações ou seja, da decifração, descoberta de códigos é algo assustador e inaceitável. A bem da verdade, os crimes cibernéticos estão mais presentes do que nunca e cada vez mais graves. Neste sentido, adentrei neste universo a fim de desvendar alguns dos crimes mais corriqueiros dos últimos tempos. Trago esta questão a baila com o ideal de que, todos busquem as proteções que devem ter, sem no entanto, possuir a pretensão de elucidar todos os fatos, mas de aclarar as mentes sobre os perigos existentes na internet. Assistam abaixo, por gentileza, a reportagem exclusiva sobre os hackers, feita pelo programa: "Conexão Repórter" do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), apresentado pelo brilhante, colega, o jornalista: Roberto Cabrini:


                                    
    
   Nos últimos tempos os brasileiros têm acompanhado uma série de informações que vazaram na imprensa sobre supostos diálogos entre o ex-juiz e atual "Ministro da Justiça" e da Segurança Pública: Sérgio Fernando Moro, mas conhecido na mídia como: Sérgio Moro com o Procurador da República: Deltan Dallagnol sobre as decisões e supostas estratégias para limitar a transparência de alguns assuntos ligados a emblemática: "Operação Lava Jato". Quanto ao que é ou não é verdade sobre tais diálogos, não tenho e nem posso aqui, fazer juízo de valor. Todavia cabe a mim enquanto, jornalista, levar a todos os cidadãos e as empresas, as informações pertinentes e os cuidados que devem ser observados na transmissão de informações em geral feitas na rede. Quanto aos personagens acima, supostamente, envolvidos nas especulações da supra "Operação Lava Jato", cabe a justiça investigar e punir na forma da lei se culpados de fato. A internet é bombardeada o tempo todo por hackers, ou seja, decifradores de códigos e criminosos que, burlam o sistema e  roubam informações, dinheiro e, portanto, passam por cima das barreiras do que até certo estágio era seguro por meio de senhas ou por todo um sistema de criptografia a fim de salvaguardar o cidadão e uma empresa e instituições públicas. No dia a dia é possível acompanhar tudo isso de maneira corriqueira por meio de roubos a contas bancárias, desvio de informações, utilização de cartões de crédito sem a prévia e sequer autorização do titular do cartão, dentre tantas outras situações que deixam-nos perplexos do quão espertos e ardilosos o que podemos por assim chamar de invasores e ladrões cibernéticos, pois apropriam-se das informações confidenciais e desta feita, roubam e desviam dinheiro público - privado, pegam informações confidenciais etc. O que pensar sobre sistemas que até alguns anos eram invioláveis? Complicado. Algumas informações são do conhecimento de todos, mas é importante frisar; cuidados com a revelação do código de segurança que fica na parte de trás do cartão de crédito, preservar senhas e informações quando for a um caixa eletrônico, estar atento a operações feitas em sua conta por meio do acompanhamento no extrato bancário, atenção quando for comprar algo a fim de que não clonem seu cartão. Para isso é importante que, você sempre, esteja de olhos atentos na hora de ir as compras etc. Segue o link com mais dicas super importantes no "site da empresa do ramo de segurança: "ECOIT SEGURANÇA DIGITAL", com o tema: "Segurança da Informação: o que é e 12 dicas práticas para garantir"Segue o link: ": https://ecoit.com.br/seguranca-da-informacao/.

   Diante de tantas inseguranças está cada vez mais, difícil o convívio social, porém a chama do amor e da crença de que ainda há pessoas do bem são fundamentais. Reflitam e tenham um excelente dia!!!



João Luciano


2 comentários: