Idiomas

English French Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

20 de julho de 2019

A Essência da Amizade e a Hipocrisia Cotidiana


 A palavra amigo é empregada a muitos, porém nem todos conhecem ou procuram, minimamente, compreender a essência da palavra amizade. Bonito dizer: meu amigo, irmão! São lindas formas de tratamento, desde que, dentro de um contexto de verdade, onde ser amigo é representar cada letra das palavras e não apenas uma maneira superficial de definir uma relação social. Vejo a leviandade coma que muitos fazem uso de determinadas palavras sem dimensionar o valor do que falam e de em quem empregam. Daí a importância de analisar a questão das relações sociais sob o enfoque da alienação, pois observo um grau de desconexão com a realidade que chega, que chega a ser assustador. Amigo é uma palavra que empregamos em alguém que representa para nós, um sentimento que transcende as fronteiras de uma relação superficial. Trata-se de algo que parte de dentro do coração para fora. Segue abaixo, uma linda reflexão, feita pelo grande escritor e poeta cearense: Bráulio Bessa no programa: "Encontro" da Rede Globo de Televisão, apresentado por: Fátima Bernardes:


   Penso que, atualmente, as palavras: amigo e amor caminham na órbita da subjetividade, ou seja, só na teoria porque na prática não há, sem generalizar, nada de concreto. A banalização do uso da palavra amigo tirou a essência do que de fato é amizade, e acredito que caso todos refletissem sobre o que de fato é ser um amigo ou amiga de verdade, não empregariam tal palavra a qualquer pessoa. Amigo, prezadas e prezados leitores, a meu ver, é o indivíduo que está ao nosso lado em todos os momentos, que chora conosco, que se envolve com nossas preocupações, colocam-se à disposição, estão em todos os momentos, sejam nos bons ou nos ruins, que é capaz de dividir o pão com o seu irmão, que não consegue sequer imaginar que o seu amigo esteja em situação de fome, que possuí a capacidade de doação de sei tempo para ouvir e em momento adequado aconselhar, que se preocupa de coração e não de maneira falsa. Reflito que, o retrocesso das relações humanas é um reflexo das redes sociais, que em parte tiraram o prazer do contato olho no olho, onde as pessoas trocavam ideias, pessoalmente, e não de modo virtual. A virtualidade tornou as comunicações engessadas, sem conteúdo e sem sentido, emoção. Discuto há anos sobre à importância da integração para a solução de grandes questões de utilidade pública e deparo-me com este triste e assolador dilema. A banalização da palavra amizade e de todos os aspectos das relações sociais remete-nos a uma constatação, a de que, cada vez mais, estamos sem pessoas com quem evoluirmos e para compartilharmos de nossos evoluções. Há quem diga que, vive bem consigo mesmo e que a questão de ter amigos não lhe faz falta, mas o que trato a baila não está ligado ao fato de querer e se sentir bem só. Estar bem consigo mesmo e em determinados momentos querer ficar só é muito bom. O que falo aqui é de que trata-se da importância de termos pessoas nas quais possamos acreditarmos e com as quais possamos contarmos. Afinal, todos nós, em pequena ou grande proporção precisamos de um amigo. Tudo isto só revela-nos a involução humanitária e uma preocupação sobre futuro já que, dependemos do debate de ideias e para isto é necessário que tenhamos amigos com quem troquemos ideias construtivas sobre possíveis perspectivas de vida e sobre todos os aspectos relacionados a melhoria e da manutenção do mundo. Não adianta. A evolução tecnológica jamais substituirá o ser humano, Muito embora ao andar pelas ruas, não raro, observo seres humanos que mais parecem máquinas do que, gente de verdade, porque vivem pondo suas vidas expostas a um acidente por conta de estarem dedilhando os teclados de seus celulares em um ato de insanidade e de compulsão. A hipocrisia tem sido a questão central nos dias de hoje no que se refere à amizade etc.

  No dia de hoje, dia em que muitos celebram o dia do amigo, fica a reflexão: " uma verdadeira amizade é construída com o tempo e consolida-se a partir de atitudes práticas e não de palavras vazias". Reflitam e tenham um excelente dia!!!



João Luciano



6 comentários: